Tecnologias LZn e C-MOV da ADP: Adubos inovadores permitem aumentar o rendimento do agricultor

Por: João Castro Pinto, Responsável pelo Desenvolvimento Agronómico da ADP – Fertilizantes S.A.

A ADP – Fertilizantes é conhecida no mercado de adubos pela sua intensa actividade de Investigação & Desenvolvimento, o que lhe permite lançar periodicamente novos produtos com um elevado grau de inovação. Os exemplos mais recentes são a Tecnologia LZn e a Tecnologia C-MOV que são aplicadas, nomeadamente, nos adubos Amicote.

Tecnologia LZn
Zinco complexado com linhossulfonatos é 5 a 10 vezes mais eficiente

O zinco é um micronutriente essencial ao metabolismo vegetal, tendo um papel estrutural em mais de 300 enzimas e activando numerosos processos enzimáticos; sendo indispensável à síntese de auxinas, é um regulador do crescimento vegetativo e também do consumo de água por parte das plantas; a sua carência afecta em mais de 50% a actividade fotossintética, a produção de sacarose e de amido, a floração e produção de sementes.

São de esperar carências em zinco nos solos pobres neste nutriente, nomeadamente os solos arenosos e muito lavados, nos solos alcalinos e ricos em carbonatos que insolubilizam rapidamente os micronutrientes catiões, nos solos argilosos ou sujeitos a fenómenos de hidromorfismo, solos com excesso de fósforo, magnésio, cobre, ferro ou manganês, nas estações do ano mais frias e em culturas de regadio com altos níveis de produtividade.

O milho, cereais de inverno, arroz, batata, cebola, tomate, culturas hortícolas e fruteiras são as culturas mais exigentes em zinco.

p82 fig1

Na Tecnologia LZn, um exclusivo da Fertiberia e ADP – Fertilizantes, o zinco dos adubos é previamente complexado com linhossulfonatos de amónio, formando um composto químico estável, semelhante a um quelato, mas com a característica de ser biodegradável, pelo que não apresenta os problemas ambientais dos quelatos. O zinco complexado com linhossulfonatos é libertado gradualmente no solo, sendo absorvido pelas raízes de acordo com as necessidades das culturas, e estando menos sujeito aos fenómenos de retrogradação. O zinco da Tecnologia LZn é 5 a 10 vezes mais eficaz de que o zinco não complexado, tendo uma eficácia garantida nas condições de solo mais difíceis e nas culturas mais exigentes.

Tecnologia LZn
Eficácia garantida por ensaios com universidades e institutos de investigação independentes

Vários ensaios e estudos independentes em trigo e milho comprovam que o zinco da Tecnologia LZn é mais eficiente do que outras fontes de zinco utilizadas no fabrico de adubos NPK.

Num ensaio realizado na Universidade Autónoma de Madrid (2009), utilizando milho cultivado em câmaras de crescimento, e comparando diferentes fontes de zinco – linhossulfonato, óxido e sulfato – e diferentes doses, concluiu-se que o adubo NPK+0,1% LZn foi mais eficiente do que o mesmo adubo com outras fontes de zinco, os NPK+0,5% Sulfato de Zn e NPK + 1% Óxido de Zn.

Como exemplos de resultados de ensaios de campo, podem-se citar dois ensaios em milho efectuados em Espanha, onde o zinco complexado com linhossulfonatos originou acréscimos de produção de 0,7 e 2,1 t/ha, enquanto que igual dose de zinco oriundo de sulfato de zinco não proporcionou qualquer acréscimo de produção. Estes resultados podem explicar-se com a retrogradação no solo do zinco do sulfato de zinco, que assim não pode actuar, contrariamente ao zinco LZn que por estar complexado pode evidenciar uma boa resposta da cultura, com aumentos de rendimento.

p82 grafs

p82 tab1

Tecnologia C-MOV
Consórcio de Moléculas Orgânicas Vegetais

O C-MOV é um conjunto de moléculas de origem vegetal de comprovada actividade enzimática e fitohormonal, obtidas através de um processo extractivo de materiais orgânicos vegetais seleccionados e de grande qualidade. É portanto um extracto orgânico rico em moléculas vegetais de elevado potencial enzimático, fitohormonal e bioestimulante. Não contém nutrientes nem aminoácidos em quantidades apreciáveis, mas sim, moléculas orgânicas de altíssima qualidade, que têm um efeito imediato na estimulação da vida microbiana do solo, e um efeito directo mensurável sobre as plantas, quando aplicadas em baixas concentrações.

Tecnologia C-MOV
Um exclusivo Fertiberia/ADP desenvolvido em colaboração com universidades e centros de investigação de Espanha e Portugal

O C-MOV é o resultado de 5 anos de intensa pesquisa, investigação e experimentação agronómica, que contou com o apoio de universidades e centros de investigação especializados, espanhóis e portugueses. Dezenas de experiências, análises bioquímicas complexas, ensaios em câmara de crescimento, em vaso e de campo, relatórios detalhados e reuniões científicas evidenciam o esforço desenvolvido por diversas entidades científicas independentes, de onde se realçam, de Portugal, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e de Espanha, o Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura CEBAS-CSIC, a Universidad de Lérida, o Centro Tecnológico Agrario y Alimentario (ITAGRA), o Institut de Recerca i Tecnología Agroalimentàries (IRTA), o Instituto Técnico Agronómico Provincial de Albacete (ITAP) e a Asociación para la Investigación de la Mejora del Cultivo de la Remolacha Azucarera (AIMCRA).

p82 fig2

Constituintes do C-MOV promovem a qualidade do solo

Os constituintes do C-MOV são compostos húmicos e enzimas, sem peso molecular definido, caracterizados por uma intensa actividade fitohormonal e bioestimulante sobre as plantas, hidrólise de compostos orgânicos que enriquece a fertilidade do solo e estímulo imediato da vida microbiana da rizosfera. O C-MOV caracteriza-se pela alta percentagem de carbono lábil, que está imediatamente disponível para ser utilizado pelas plantas e pelos microrganismos do solo. É constituído por moléculas orgânicas promotoras da qualidade do solo pelo estímulo da vida microbiana, comprovada actividade enzimática, disponibilização de nutrientes para as plantas por influência no ciclo de nutrientes e efeito bioestimulante directo sobre as plantas, devido à sua actividade fitohormonal.

Assim, os benefícios agronómicos da Tecnologia C-MOV não estão relacionados com a clássica influência da matéria orgânica nas propriedades físicas do solo, nem com a quantidade de carbono orgânico adicionado ao solo, mas devem-se sim à qualidade da matéria orgânica do C-MOV que é veiculada através dos adubos químicos na dose mais apropriada.

Resultados comprovados da Tecnologia C-MOV sobre a actividade da vida microbiana do solo, actividade enzimática e efeitos fitohormonais

A respiração basal e o teor de ATP no solo são medidas que avaliam o estado metabólico geral e a actividade da vida microbiana do solo. Em um ensaio em câmara de crescimento com um solo semeado com gramíneas e fertilizado com composto, leonardite ou C-MOV, pode-se observar que o C-MOV foi mais eficiente a estimular a vida microbiana do solo. Tal facto deve-se à maior proporção de carbono lábil do C-MOV, que tendo uma carga celular activa, é muito mais rápido e eficiente a estimular a actividade microbiana do solo, mesmo quando se utilizam doses muito inferiores, como foi o caso das modalidades em estudo neste ensaio (gráfico3).

p82 gra3

O aumento da actividade microbiana dos solos em virtude da fertilização com C-MOV, obriga a uma maior síntese de enzimas que de outra forma não ocorreria. Vários ensaios e estudos comprovam o aumento da actividade enzimática dos solos fertilizados com C-MOV, nomeadamente a actividade da fosfatase alcalina, ß-glucosidase, a polifenoloxidase e a urease (gráficos 4 e 5).

p82 gra4 5

Por último, vários ensaios em vaso comprovam o efeito bioestimulante e fitohormonal da Tecnologia C-MOV. Por exemplo, cultivando cevada em hidroponia e utilizando concentrações crescentes de C-MOV, comprovou-se que o C-MOV exerce um efeito bioestimulante tanto na raiz como na parte aérea da planta, não sendo este efeito devido a maior absorção de nutrientes, nem à presença de aminoácidos, mas sim ao um efeito hormonal, pois a resposta da cultura a concentrações crescentes de C-MOV é similar a uma curva de Gauss, o que tipicamente ocorre nas respostas do tipo hormonal (gráfico 6).

p82 gra6

Ensaios de campo comprovam benefícios dos adubos com a Tecnologia C-MOV

A Tecnologia C-MOV tem vindo a ser experimentado em ensaios de campo desde 2008, tendo-se realizado mais de 30 ensaios em Portugal e Espanha. Os aumentos médios de produção obtidos pelo efeito da adição de C-MOV a um adubo químico estão expressos no quadro abaixo.

p82 tab2

Adubos Amicote formulados com a Tecnologia C-MOV

A ADP – Fertilizantes foi líder de mercado com os adubos organominerais e evoluiu posteriormente para adubos químicos formulados com o Humato HLB, lançando no mercado os adubos AMICOTE com um efeito fertilizante, biocatalisador e bioestimulante. Agora, os adubos AMICOTE passam também a ser formulados com a Tecnologia C-MOV e continuam a ter a mais avançada inovação ao nível das especialidades, no domínio da nutrição vegetal.

Os Amicote com C-MOV são fertilizantes com efeitos enzimáticos, fitohormonais e bioestimulantes, com a capacidade de hidrolisar substratos complexos dos solos agrícolas, tornando-os assimiláveis para as plantas e favorecendo o aproveitamento massivo dos nutrientes do solo. Os Amicote com C-MOV têm também a capacidade de produzir efeitos bioestimulantes similares aos das hormonas vegetais, de modo a favorecer o crescimento das plantas e a reforçar a sua capacidade produtiva.

Amicote Starter e Amicote Starter Microgranulado: A solução ideal para a adubação localizada do milho

O Amicote Starter 15-35-0+0,5%Zn, com LZn e C-MOV, é uma excelente solução para localizar ao longo da linha de sementeira do milho, de forma a estimular um rápido desenvolvimento radicular e vegetativo e assim garantir a maximização da produção final. No Amicote Starter Microgranulado os grânulos têm diâmetros compreendidos entre 1 e 3 mm.

Os adubos Amicote Starter incorporando ambas as tecnologias LZn e C-MOV, são a mais avançada solução ao nível dos adubos starter, pois adicionam aos nutrientes que veiculam, efeitos enzimáticos, fitohormonais e bioestimulantes, e apresentam o zinco protegido e maximizado na sua eficiência.

p82 fig3

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip