Suinicultura: António Costa defende alteração ao embargo com a Rússia

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira, em Leiria, uma alteração ao embargo com a Rússia para resolver a «curto prazo» a situação de crise que o setor da suinicultura atravessa.

antonio costa

«Não creio que tenha solução de curto prazo que não passe por uma alteração de política da União Europeia, em matéria designadamente das relações e do embargo com a Rússia», afirmou António Costa, que falava num jantar em Leiria, que contou com a presença de vários empresários e autarcas da região.

A criação de exceções ao embargo com a Rússia seria «absolutamente essencial» para resolver a crise que a suinicultura nacional está a atravessar, sublinhou.

Segundo António Costa, o Governo também pode fazer «trabalho diplomático relativamente à abertura de mercados» e eliminação de barreiras para a importação da carne de porco portuguesa para outros países.

O governante recordou as linhas de crédito «que existem e que podem servir para satisfação de necessidades fundamentais», bem como a possibilidade de um «esforço diplomático» por parte do Governo «em mercados como a China».

No entanto, para António Costa, «a questão do embargo russo é uma questão crítica».

«Hoje, ao nível da União Europeia, nem todos temos a mesma sensibilidade relativamente à questão do relacionamento com a Rússia», disse, recordando que para alguns Estados-membro não há «uma grande abertura para que haja exceções», como «porventura» Portugal não teria se estivesse «na posição geográfica» desses países.

O governante sublinhou ainda que «há um esforço grande» por parte do Governo «junto das grandes superfícies, tendo em vista a alargar a aquisição de carne portuguesa».

Fonte: Lusa


 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip