STET Holland organiza Dia da Batata a 16 de maio

batata

No seguimento dos dias de campo organizados anteriormente e dos resultados obtidos, a Advice.AgriBusiness e a sua representada STET Holland, convidam a visitar uma parcela com batata em Alcochete, Península de Setúbal, no próximo dia 16 de maio de 2017.

Neste campo foram instaladas várias dezenas de variedades de batata da empresa holandesa STET, no final de janeiro.

Estas variedades de batata correspondem a diferentes segmentos de mercado: brancas e vermelhas para mercado fresco e exportação; variedades para indústria (palitos e rodelas) e para canal horeca.

Poderá deste modo, ser observado em pleno campo o comportamento das diferentes variedades. Para receber os visitantes, além da presença da equipa da Advice.AgriBusiness, está confirmada a presença de um director comercial e de um gestor técnico da STET, Jhonatan Bringas Dimitriades e Henk Feddes, respectivamente.

A STET Holland, com sede em Emmeloord, Holanda, fundada em 1973, é hoje uma empresa de referência a nível mundial, na obtenção, multiplicação e comercialização de novas variedades de batata de semente.

Esta posição de líder a nível internacional, ficou reforçada com a aquisição no último ano do negócio da batata de semente da KWS Potato (empresa holandesa que pertencia à multinacional alemã KWS). A Stet Holland detém agora 3 filiais: Stet France, Stet UK e Stet Russia. A presença da Stet Holland é global além das suas filiais, pois conta com uma rede de agentes e distribuidores em vários países para uma presença mais próxima junto dos seus clientes, dos produtores de batata e dos vários agentes económicos ligados ao sector da batata.

Em Portugal, a Stet Holland é representada desde o final de 2015, pela empresa Advice.AgriBusiness, cujo responsável é Sérgio Margaço e na sua visão, fundamentada pelo facto de estar ligado profissionalmente à produção e comércio de batata, quase há duas décadas, considera que: «a STET tem hoje um conjunto de variedades que permite posicionar-se em qualquer segmento de mercado da batata. Junta-se o facto de ter as variedades mais precoces do mercado e com ciclos culturais mais curtos, o que permite alargar o calendário de produção e de oferta/disponibilidade de batata nacional, o que de uma forma estratégica, possibilita a redução da importação de batata para consumo em Portugal (não esquecer que Portugal, importa quase metade da batata que é consumida no território nacional). Inclusivamente, pode-se alargar as datas de plantação junto ao litoral, tirando partido dos ciclos mais curtos das variedades, incluindo a produção para indústria».

«A STET é hoje, para além de uma nova marca de batata de semente em Portugal, uma nova aposta para os diferentes intervenientes na fileira da batata, desde os produtores, normalizadores, embaladores, indústrias, grossistas, retalhistas, outros distribuidores, hotéis, restaurantes, catering, consumidores, etc. O desafio está lançado. Queremos e podemos ajudar!», prossegue.

O Dia de Campo realiza-se em Alcochete (código postal – 2890) – Parcela de batata de M. Andrade e de H. Gonçalves, na Quinta das Flores (Herdade de Camarate – Campo de Tiro de Alcochete), junto à EN118 / IC3 no troço entre Alcochete e Campo de Tiro de Alcochete. Coordenadas de GPS: N 38º 46’ 02’’ = W 8º 53’ 52’’.

Todos os interessados podem confirmar a presença até dia 12 de maio, podendo utilizar os seguintes contactos – Sérgio Margaço: telem. 913 894 820 ou email: comercial@365agro.com.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip