Sovena aposta na descarbonização com instalação de painéis fotovoltaicos

O Grupo Sovena vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na sua unidade fabril situada no Barreiro, um investimento que representa a aposta da empresa na descarbonização, contribuindo para que o setor caminhe em direção aos compromissos globais da neutralidade carbónica.

Com um consumo atual de 100% de energia verde nas suas operações em Portugal, a Sovena pretende, agora, dar um passo em frente com a produção de energia própria. A empresa vai instalar cerca de 1600 painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica na fábrica do Barreiro, numa área aproximada de 6000 m2 nas coberturas dos edifícios desta unidade industrial, e uma potência instalada de 864 kW.

Com uma produção prevista de 1,3 GWh/ano, este projeto, que deverá ficar concluído no segundo trimestre do ano, representa mais de 15% do consumo total da fábrica, permitindo reduzir 265 toneladas anuais de emissões de CO2.

A instalação dos painéis na unidade fabril do Barreiro vem, assim, dar continuidade ao investimento da Sovena na transição energética. A primeira experiência de colocação de painéis fotovoltaicos ocorreu nas suas instalações em Brenes, Espanha, estando já em funcionamento. A empresa tem em análise um projeto semelhante para a fábrica de Plasencia e para os dois lagares que possui naquele país.

Também nas suas herdades, do universo Nutrifarms, foram já instalados painéis solares em duas propriedades, estando prevista a instalação em mais cinco herdades até ao final deste ano.

Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, trata-se de um posicionamento integrado que visa “reduzir a pegada ecológica da nossa atividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens”.

Além de Portugal, a empresa tem ainda como objetivo ser 100% verde no consumo da sua energia em 2023, nas suas operações em Espanha, Estados Unidos da América e Brasil.

Sobre o Grupo Sovena

A Sovena, do Grupo Nutrinveste, é uma das empresas líderes mundiais no setor do azeite, com as marcas Oliveira da Serra e Andorinha, marcando presença no setor dos óleos vegetais, com a Fula, Vêgê e Frigi.  A empresa detém operações diretas em dez países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China e Angola – exportando para mais de 70 e empregando mais de 1200 colaboradores em todo o Mundo. Com uma faturação 1.1 mil milhões de euros em 2020, a componente internacional representa 75% do negócio.  A nova assinatura - “Feeding Futures” - reflete o posicionamento da empresa em trabalhar para acelerar o futuro sustentável da alimentação global.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip