Solução para agricultura urbana vence Pitch Day do UPTEC

A Noocity Growbed, uma cama de cultivo com um sistema de autorega integrado, venceu o Pitch Day da sexta escola de Startups do UPTEC. A luso brasileira oferece uma solução que permite aos cidadãos urbanos cultivar alimentos, de forma sustentável, em plena cidade. A vencedora terá acesso a uma ronda de investimento, até 50 mil euros, da Red Angels.

agricultura

Apresentar as ideias de negócios em 180 segundos era o desafio de 30 empreendedores presentes no Pitch Day do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, que decorreu na semana passada no I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

O vencedor do Pitch Day terá direito a incubação em regime cowork no UPTEC e acesso direto à ronda de investimento da Red Angels, com montantes até 50 mil euros.

O sistema criado pela Noocity garante uma autonomia até três semanas, diminui consideravelmente a evaporação, a frequência da rega e permite reter água das chuvas, ajudando a consumir 805 menos água que uma horta convencional e possibilitando quase o dobro da produtividade.

Por ser modular, pode ser utilizada individualmente ou em conjunto, permitindo várias configurações de horta e adaptando-se a diferentes tipos de espaço.

No evento foram, também, atribuídas três menções honrosas: tecnológica, criativa e bio/mar.

Na área tecnológica, o Quant-UX foi o selecionado. Trata-se de um software para desenvolvimento de design de interface gráfica, que se diferencia porque combina três fatores: design, testes e análise de dados.

Na categoria das criativas, o Iguaneye reuniu as preferências. A startup criou um novo conceito de calçado: uma dupla pele protetora que cobre todas as partes do pé, permitindo caminhar confortavelmente em qualquer lugar - como se andasse descalço.

Já na área bio/mar o júri selecionou o All in Surf, um sistema de aquisição de dados de navegação aquática aplicada ao Surf que permite medir e avaliar comportamentos físicos e biomecânicos do atleta.

As candidaturas para a próxima edição da Escola de Startups do UPTEC (www.escoladestartups.org), programa de mentoring e formação de três meses que visa acelerar ideias de negócio, abrirão em meados de março.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip