Smart Rural Congress discute importância do empreendedorismo e inovação rural
Iniciativa conta com as intervenções da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.
Realiza-se nos próximos dias 11 e 12 de outubro, no Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos de Penela (HIESE), o Smart Rural Congress, uma iniciativa que pretende discutir a importância do empreendedorismo e das tecnologias no desenvolvimento de novas ideias de negócio em territórios rurais.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia aqui.
O Smart Rural Congress, organizado pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com o Município de Penela, é a última etapa do projeto Smart Rural Smart HIESE, que promove e apoia o aparecimento de novos projetos empresariais no HIESE.
No dia 11 de outubro, terá lugar um evento social que inclui a visita aos vestígios romanos do Rabaçal usando uma aplicação turística JiTT.travel desenvolvida pela empresa iClio que servirá para conhecer o património histórico da região guiado pelas novas tecnologias.
Também neste dia, será organizado um evento destinado aos dirigentes autárquicos para lançar uma rede de municípios para a inovação rural em Portugal e que contará com as intervenções iniciais de Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, e de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A sessão de abertura, no dia 12 de outubro, às 09h30, está a cargo de Luís Matias, Presidente do Município de Penela, Teresa Mendes, Presidente do Instituto Pedro Nunes, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Ainda durante a manhã, a iniciativa conta com as participações de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão [Fundão entre os finalistas dos prémios RegioStars 2018], António Covas, Professor Catedrático na Universidade do Algarve [Vêm aí as startups da 2ª ruralidade], e Joaquim Macedo de Sousa, Diretor Executivo do HIESE [O projeto Smart Rural Smart HIESE].
À tarde serão dados a conhecer casos de sucesso de Incubadoras de empresas rurais e casos de empreendedorismo em meio rural.
A sessão de encerramento, marcada para as 17 horas, é da responsabilidade do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde.
O Smart Rural Smart HIESE é liderado pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes, tendo como entidades parceiras na execução, o Município de Penela, a associação IEBA e a consultora Previum. É um projeto cofinanciado pelo Centro2020 e pelo FEDER.
O programa completo do Smart Rural Congress pode ser consultado aqui.