Sexagem de sémen

Por: Joana Rita Carvalho Fernandes, e Paulo Rodrigues,
Biotecnólogos

Objectivo

Ser capaz de seleccionar o sexo da prole dos seus animais é algo que o Homem desejou desde sempre. Depois de anos de pesquisas e testes, uma forma de pré-selecção sexual que tem sido testada exaustivamente está agora comercialmente disponível – sémen sexado.

O sémen sexado é simplesmente, como o nome indica, sémen que foi separado para conter esperma que irá produzir uma prole masculina ou feminina (fig. 1).

p28 fig1

O processo de sexagem de sémen tem sido expandido desde a sua criação na década de 1980, e desde então, mais de 20.000 bezerros nasceram utilizando sémen sexado.

Actualmente, o sémen sexado é amplamente disponível e muitos produtores de leite já o usam para obter mais (e melhores) bezerras.

Esta tecnologia dá aos produtores a possibilidade de escolha (só ter fêmeas ou machos), e também lhes permite desenvolver uma estratégia inicial para um mercado potencial futuro.

A técnica

Até agora apenas uma metodologia de sexagem de sémen tem demonstrado eficiência prática. Trata-se da separação dos espermatozóides por citometria de fluxo (fig. 2).

p28 fig2

O método avalia o conteúdo de ADN de cada espermatozoide, com o auxílio de um corante fluorescente específico de ligação ao ADN – Hoescht 33342. Os espermatozóides com cromossoma X contêm 3,8% mais de ADN do que os de cromossoma Y, logo sobre a ação do corante brilham mais. Após a coloração, as células espermáticas carregam-se eletricamente de acordo com a intensidade do seu brilho e o aparelho faz a sua separação, direccionando os espermatozóides X para um terminal e os Y para outro.

É uma técnica bastante exacta, conseguindo-se obter 90% do esperma contendo o sexo desejado.

p28 tab1

p28 fig3

p28 fig4

 

Vantagens económicas

Cada vez mais produtores adoptam o uso do sémen sexado, porém inspira cuidados, principalmente por se tratar de um produto mais exigente, sensível e por ter um custo mais elevado. Casos de insucesso podem acontecer e afectar de forma mais intensa a viabilidade económica do sistema.

Dessa forma, a economia do uso de sémen sexado em novilhas e vacas deverá ser sempre avaliada por cada produtor dependendo do mercado que se pretende explorar.

Para além disso, o sucesso no uso de espermatozóides sexados exige uma gestão excelente do gado, manipulação cuidadosa de esperma e o uso de um inseminador qualificado. O nível de eficiência reprodutiva de cada animal também desempenha um papel importante na taxa de concepção esperada, quando usado o sémen sexado.

Uma vez que uma dose de sémen sexado tem um custo mais de duas vezes superior ao de uma dose de sémen convencional o produtor deve ter em conta qual o objectivo a que se destina.

Quando esse objectivo é adicionar valor genético e económico criando novilhas de reposição para as características de produção de leite, ou para produzir carne a partir de bezerros geneticamente superiores, o uso de sémen sexado pode trazer muitos benefícios económicos.

Quando não considerando o progresso genético, o sémen sexado é rentável quando o valor da novilha é geralmente bastante superior ao valor do bezerro, como sucede actualmente em Portugal no caso do gado leiteiro das raças holandesas.

Se o mérito genético dos animais é conhecido, o uso de sémen sexado pode ser rentável nos animais geneticamente superiores, enquanto não é tão rentável nos animais geneticamente mais pobres. 

Portanto, o valor da informação genética em cada animal numa exploração aumenta quando o sémen sexado é considerado.

Aplicações

A selecção do sexo tem um valor económico significativo em animais com aptidão para produção de leite e carne, em sistemas em que a produtividade é favorecida por um dos sexos.

A aplicação da sexagem de espermatozóides associada à produção in vitro de embriões, possui um mercado potencial atractivo nas espécies de interesse zootécnico, principalmente nos bovinos.

As principais aplicações em manadas de corte (produção de carne) são:

  • Produzir machos ou fêmeas segundo a necessidade do mercado;
  • Produzir touros de animais com material genético de maior qualidade para uma determinada característica como o crescimento, conversão de alimento, entre outras;
  • Uso em Transferência de Embriões, em que ao ter-se como objectivo a produção de embriões de um sexo, o uso do sémen sexado reduz o custo e tempo de produção.

Nos rebanhos de leite, a aplicação tem como objectivo:

  • Intensificar uma melhoria genética nas fêmeas de reposição;
  • Programar a quantidade de novilhas de reposição para cada ano;
  • Produzir "carne" nas vacas com menos qualidade genética;
  • Uso em Transferência de Embriões que, tal como nas manadas de produção de carne, serve para a produção de embriões de um sexo, reduzindo custos e tempo de produção.

Bibliografia

  1. Baruselli, P. S., et al, 2007. Sêmen sexado: inseminação artificial e transferência de embriões. Revista Reprodução Animal, Belo Horizonte, v. 31, n.º 3, p. 374-381.
  2. Batista, A. M., et al, 2008. Sexagem de sêmen. Ciênc. Vet. Tróp., Recife-PE, v. 11, n.º 2/3, p. 49-56.
  3. Brown, N., et al, 2006. Usando sêmen sexado na produção de gado.
  4. GOYAIKE, s/d. Tecnologia – processo de sexagem de sêmen. URL: http://www.goyaike.com.br/internas.php?secao=tecnologia
  5. Medina, M., et al, 2004. Aplicação do sêmen sexado em animais de produção. Milkpoint.
  6. Perini, A. P., s/d. Sexagem de espermatozóides. Bioembryo – Biotecnologia da Reprodução Animal.
  7. Silva, J. N., 2004. Transferência embrionária, sexagem de sémen e embriões – viabilidade da sua utilização. Jornadas Ibéricas de Bovinicultura Leiteira – “Os desafios futuros na produção leiteira”. Divisão de selecção e produção animal. Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
  8. Vries, A., 2009. The Economics of Sexed Semen in Dairy Heifers and Cows. Animal Science Department, Florida Cooperative Extension Service, Institute of Food and Agricultural Sciences, University of Florida.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip