Setor leiteiro: eurodeputados exigem medidas urgentes

Num documento aprovado pelo Comité de Agricultura do Parlamento Europeu, os eurodeputados deste Comité exigem que a Comissão Europeia estude mecanismos para resolver a crise que atinge actualmente o setor leiteiro.

Esta crise deve-se à volatilidade dos preços, bem como à diminuição da procura mundial do leite e ao efeito do embargo russo.

É pedido à Comissão que estude os mecanismos possíveis para evitar a queda do preço do leite, que se tem vindo a verificar nas últimas semanas, depois do fim das quotas que aconteceu em 30 de março de 2015

É defendida igualmente uma subida do preço de intenção dos produtos lácteos, para compensar a subida dos custos de produção.

Outro pedido é o da instauração de mecanismos de proteção dos produtos face à posição dominante da grande distribuição, que em muitos casos baixa o preço ao consumidor.

É também muito importante que o Observatório do Leite emita relatórios mais rapidamente, de modo a melhor se poderem avaliar e prevenir as crises, apelam os deputados daquela Comissão.

A forte aposta nos mercados exportadores é fundamental, sobretudo na China, onde existem fortes possibilidades, e onde é muito importante investir em termos de promoção. 

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip