Setor europeu da agricultura de regadio organiza-se numa única associação

Portugal recebe dia 14 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, a cerimónia da assinatura de constituição da IRRIGANTS d’EUROPE, a primeira associação na Europa que oficialmente tem como objetivo defender o setor da agricultura de regadio.

regadio

Mais de 7,7 milhões de hectares de regadio vão estar reunidos na criação daquela que será a IRRIGANTS d’EUROPE, associação que visa a defesa e o desenvolvimento do Regadio Europeu.

A cerimónia decorre pelas 16h, na sala da Administração do Centro Nacional de Exposições (CNEMA), e contará com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

A IRRIGANTS D’EUROPE tem por objeto a defesa e o desenvolvimento do Regadio Europeu.

As maiores Associações Gestoras de Água para Agricultura unem-se para um melhor diálogo com as instituições europeias e para assegurar uma estratégia orientada para o aumento de regadio e das suas comunidades, que permita uma evolução da atividade, assente na gestão sustentável e na promoção e na competitividade do setor.

O regadio e a gestão da água são decisivos para uma agricultura sustentável que dará resposta aos desafios das alterações climáticas e da segurança alimentar. Por esta razão, é importante o desenvolvimento de uma estratégia Europeia, a médio e longo prazo, com os meios suficientes que permitam acompanhar estas evoluções.

Os fundadores são associações de âmbito nacional, encarregues da gestão da água nos Estados-Membros onde o regadio é mais expressivo, nomeadamente a ANBI - Associazione Nazionale Consorzi di Gestione e Tutela del Territorio e Acque Irriga, de Itália, a FENACORE - Federación Nacional de las Comunidades de Regantes de España, a Irrigants d’France e a FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal. IRRIGANTS D'EUROPE pretende associar a maioria das associações nacionais que representam a agricultura de regadio na Europa, estando ativamente empenhada no aumento de associados e da sua representatividade.

Na sua constituição, a IRRIGANTS D'EUROPE reúne 75% da área de regadio na Europa, 7,7 em 10,2 milhões de hectares de regadio, cuja maior parte é gerida pelas organizações de beneficiários associados e a sua representatividade em breve em breve irá aumentar.

Portugal iráreceber o passo inaugural da IRRIGANTS D'EUROPE, uma iniciativa integrada na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Na cerimónia de constituição será apresentada e entregue a presente “Declaração de Santarém” ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, na presença de Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP e anfitrião da iniciativa.

Para assistir a este ato foram ainda convidadas as entidades e organizações portuguesas mais representativas do setor agrícola nacional.

Capoulas Santos, enquanto ministro da Agricultura, «sempre promoveu o desenvolvimento sustentável das áreas de regadio, consubstanciado atualmente no Programa de Regadio Nacional promovido pelo atual Governo, e ao mesmo tempo coloca à disposição a grande experiência e o acesso a técnicas de regadio que Portugal possui, ‘know-how’ que pode ser usado noutros países», salienta a FENAREG.

«Em anteriores funções, o Dr. Luís Capoulas Santos foi ainda o Relator do Parlamento Europeu de 2008 e de 2013, para as Reformas da Política Agrícola Comum (PAC), processo durante o qual conseguiu a continuidade dos apoios ao regadio, enquanto setor estratégico para os países da UE, situação que será uma das prioridades desta nova organização, em vésperas de nova revisão das Politicas Agrícolas», acrescenta.

A IRRIGANTS d’EUROPE visa associar grande parte das associações nacionais que representam a agricultura de regadio na Europa, no sentido de ativamente ampliar os seus membros e a sua representatividade.

Os fundadores são as associações nacionais encarregues da gestão da água nos Estados-membros da União Europeia onde o regadio é mais expressivo:

• Associazione Nazionale Consorzi di gestione e tutela del territorio e acque irriga - ANBI (IT)

• Federacion Nacional de las Comunidades de Regantes de Espana - FENACORE (ES)

• Federação Nacional de Regantes de Portugal - FENAREG (PT)

• Irrigants d’France (FR)

São impulsionados pela consciência comum de que a agricultura de regadio é essencial para um crescimento equilibrado e sustentável de toda a agricultura Europeia e, em particular, a da zona Mediterrânica.

A agricultura moderna, principalmente a agricultura de regadio, trouxe desenvolvimento económico e segurança alimentar à sociedade. Muito tem sido feito para tornar mais sustentável o uso dos recursos, foram realizados investimentos no setor para apoiar um crescimento sustentável e ambientalmente amigável, que agora está entre os mais avançados e inovadores no setor agrícola.

O desafio da inovação tecnológica também oferece enormes oportunidades para a agricultura de regadio. Mas, enquanto aumenta a capacidade da ciência e dos agricultores na resolução de problemas relacionados com a rega, existe o risco de uma decrescente perceção da sua importância entre os cidadãos Europeus. A força inovadora do setor provavelmente será subjugada pela incerteza. Incerteza do futuro, impulsionada por políticas, por vezes de culpabilidade cega para com os benefícios do regadio, incerteza dos mercados abalados por ondas de especulação e de insustentável volatilidade dos preços dos produtos agroalimentares, incerteza dos custos que os agricultores devem suportar, a começar pela discussão penalizadora e preocupante do preço da água na agricultura.

O que a IRRIGANTS d'EUROPE propõe é criar sinergias entre propósitos e ações orientando-os no caminho de uma participação ativa e proativa, envolvendo os representantes da agricultura de regadio na tomada de decisão e na criação de propostas de políticas relevantes para o setor:

• A IRRIGANTS d'EUROPE pretende reunir o setor de agricultura de regadio ao nível europeu, restaurando legitimidade ao uso adequado dos recursos hídricos na agricultura moderna, permitindo enfrentar as contradições e os desafios da globalização.

• A IRRIGANTS d'EUROPE pretende dar uma única voz à agricultura de regadio junto das instituições europeias.

• A IRRIGANTS d'EUROPE pretende participar na governança dos processos, a todos os níveis, a começar pela dimensão europeia, com especial enfoque na especificidade da agricultura Mediterrânica na revisão da Diretiva-Quadro Água.

Deve ser dada atenção a uma política da água para a área mediterrânica, com ênfase na inevitável necessidade de uma agricultura de regadio no sul da Europa, enquanto geradora de condições de fundo para um desenvolvimento harmonioso e sustentável de novas áreas de regadio na Europa Central, do Norte e Oriental. A IRRIGANTS d'EUROPE visa apoiar o desenvolvimento futuro do regadio nessas áreas, envolvendo-os num diálogo e criação conjunta de conhecimento com os países que possuem longa tradição e experiência em sistemas de regadio.

Por conseguinte, a IRRIGANTS d'EUROPE pretende estabelecer uma estratégia supranacional para a agricultura de regadio como resposta aos grandes desafios do nosso tempo: as alterações climáticas e a proteção da saúde humana, a segurança alimentar para as gerações atuais e futuras, o consumo de energia, a proteção do ambiente e a multifuncionalidade da agricultura.

A IRRIGANTS d'EUROPE visa participar ativamente nos processos decisórios europeus, oferecendo a riqueza da experiência e do conhecimento dos territórios que representa, ajudando com a capacidade reconhecida dos seus membros em inovar, mantendo fortes raízes em séculos de gestão e de governança da água em agricultura. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip