«Setor do leite está a deteriorar-se rapidamente», alerta Copa Cogeca

leite

Na reunião Observatório do mercado de leite da UE, o Copa Cogeca (organização europeia que representa agricultores e cooperativas) advertiu que a situação do mercado leiteiro da UE se deteriorou rapidamente nas últimas quatro semanas, e sem ação da UE, muitos produtores serão forçados a sair do negócio antes do inverno.

Falando na reunião, o presidente do Grupo de Trabalho do Leite do Copa Cogeca, Mansel Raymond, disse: «o mercado está em um estado muito mais perigoso do há quatro semanas, com preços ao produtor muito abaixo dos custos de produção. É uma situação crítica para muitos produtores de leite de toda a Europa».

«A Comissão Europeia deve agir para melhorar a situação de curto prazo para que os produtores possam atender ao aumento da procura que é expectável no médio prazo. Como 88% do leite produzido na UE se destina ao consumo interno, a situação também deve ser levada a sério por todos os intervenientes na cadeia de mercado. Se os retalhistas continuarem a forçar os preços para baixo, vamos ver um grande êxodo de produtores de leite, o que causa o aumento da volatilidade no mercado. Precisamos de um compromisso com eles. A perda de capacidade de produção no setor do leite irá também perturbar o mercado de carne», alertou.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip