Setor das aves espanhol prevê perdas de 600 milhões de euros

Tal como em Portugal, o centro das atenções têm sido os problemas da pecuária nos setores de ovinos, caprinos, suínos e bovinos. Contudo, o setor das aves de capoeira espanhol prevê uma quebra de 600 milhões de euros caso o canal Horeca continue encerrado.

Mercado aves

A Associação Interprofissional de Aves de Carne de Frango (Propollo) transmitiu ao governo, através do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, e à Comissão Europeia, através da organização internacional AVEC, a necessidade de tomar medidas "urgentes".

Após um aumento na produção espanhola de até 25% em direção ao canal de distribuição (lojas de grande e médio porte, hipermercados e outros) no início do estado de alarme em Espanha, com os custos logísticos e de pessoal extra, os avicultores viram as vendas estagnadas desde 27 de março.

A ausência de turismo internacional irá causar uma diminuição na procura por carne de aves, já que se estima que esses turistas consumiam entre 16 a 41 milhões de quilos por ano, para um consumo médio de 200g/estadia ou 500g/estadia. Por Comunidade Autônoma, as maiores quedas no consumo de frango são esperadas na Catalunha (-17,54%), Andaluzia (-16,03%) e Madrid (-14%).

Em Portugal, o grau de autoaprovisionamento para o setor das aves é bastante elevado, o que nos faz estar pouco dependentes da importação. Dados de 2018 indicam que na carne de galináceos e pato chegamos perto dos 95%, enquanto na carne de peru esta percentagem baixa para os 70%. O mercado relevante de origem da carne importada é a Espanha.

É preciso estar atento à possibilidade de ocorrerem alterações na garantia da manutenção da capacidade produtiva, dependente da garantia do aprovisionamento de matérias-primas para alimentação animal e à dependência ad mão-de-obra, muito sensível a casos positivos Covid-19, que possam levar a fecho completo de instalações.

Podem existir perturbações na exportação de ovos para incubação e de aves do dia, efetuado por via aérea, por condicionantes nos aviões e redução de rotas, ou limitações nos países de destino.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip