Setor agroalimentar da Madeira avaliado em €514,6 milhões

Estima-se que o setor agroalimentar madeirense represente 514,6 milhões de euros, o que traduz um peso de 8,2% na produção total da economia da região. 

milho madeira

A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) apresentou esta semana, pela primeira vez, os números do setor agroalimentar da Região Autónoma da Madeira.

As estimativas, com base em dados de 2016, mostram que o setor agroalimentar gerou um total de 514,6 milhões de euros, ou seja, 8,2% na produção total da economia da região. O consumo intermédio foi avaliado em 251 milhões de euros,10,3% do consumo intermédio total da região.

263,6 milhões de euros em VAB (Valor Acrescentado Bruto), o que representa uma fatia de 6,8% do VAB total da região.

Apenas a área do “Comércio e das atividades de embalagem” concentra metade do VAB do setor agroalimentar, gerando 131,3 milhões de euros (3,4% do VAB total).

A segunda área agroalimentar com maior peso na economia madeirense é “Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca”, com um VAB gerado de 80,8 milhões de euros (2,1% do total).

As “Indústrias alimentares” são responsáveis por 0,9% do VAB total da região autónoma (33,2 milhões de euros) e, por fim, o agregado da “Indústria das bebidas e da captação, tratamento e distribuição de água” concentra 0,5% do VAB total (18,3 milhões de euros).

A produção agroalimentar e o consumo intermédio representam 8,2% e 10,3%, respectivamente, do VAB total da Madeira.

No que respeita ao emprego, o número de postos de trabalho afetos ao setor agroalimentar em 2016 ascendia aos 22 340, representando cerca de 18,3% do total. Isto deve-se “ao  uso intensivo do fator trabalho nestas atividades, particularmente na agricultura, cuja pequena dimensão das explorações e a orografia dificultam a mecanização”, lê-se no estudo.

55,8% dos postos de trabalho do setor agroalimentar madeirense pertencem à secção “Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca” (12 462 postos).

documento aponta ainda para 11 199 postos de trabalho remunerados no setor agroalimentar da região e um valor de remunerações de 114,4 milhões de euros. 

Ana Catarina Monteiro

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip