Setor agrícola europeu deve ser abrangido por novas normas europeias da poluição

poluicao

O Parlamento Europeu, na sua sessão plenária da semana passada, decidiu que o setor agrícola não deverá ser excluído das novas normas europeias, que dizem respeito à poluição atmosférica.

Os eurodeputados votaram, assim, para que as emissões de metano e amónia sejam incluídas na legislação europeia, sabendo que a agricultura é uma das principais fontes de emissão destes produtos.

Apesar desta decisão e à última da hora, foi aprovada uma emenda que mudou a terminologia de metano para metano entérico, que é o que é produzido no processo digestivo dos ruminantes.

Foram decididos tetos máximos para as emissões em 2025, mas não foram aceites as reduções propostas para 2030, pelo Comité de Ambiente.

Quase todas as emissões de amónia se devem ao setor agrícola e 40% da produção de metano.

Alguns deputados votaram contra, com o argumento que as metas para a emissão de amónia são muito difíceis de atingir, o que vai levar a problemas graves na produção agrícola.

Alguns eurodeputados do Comité de Agricultura continuam a defender que o metano devia ser excluído desta legislação, uma vez que isso pode vir a causar o abandono da produção de bovinos dos nossos prados.

As ONG’s ambientalistas reagiram negativamente a esta decisão, considerando que são necessárias medidas mais rigorosas, uma vez que a qualidade do ar é cada vez pior, o que causa problemas graves de saúde.

Fonte: Agroinfo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip