Sessão de apresentação da obra "Tremoços, chícharos e ervilhacas de Portugal" este sábado

A Booki, a Quântica Editora e os autores Maria Lisete Caixinhas e Paulo Forte convidam para a sessão de apresentação da obra "Tremoços, chícharos e ervilhacas de Portugal", da chancela Agrobook, no dia 22 de outubro, às 11h00, no Jardim Botânico d'Ajuda - Instituto Superior de Agronomia.

Com a presença de: Maria Lisete Caixinhas Paulo Forte, autores da obra, António Guerreiro de Brito, Professor e Presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Ana Luísa Soares, Professora e Coordenadora do Jardim Botânico da Ajuda, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e A. N. Lopes Aleixo, Professor Jubilado do Instituto Superior de Agronomia

Esta é a segunda obra de uma coleção sobre leguminosas, tendo em 2015 sido publicada a primeira, intitulada Trevos, Anafes e Luzernas de Portugal. O livro aborda os géneros LupinusLathyrus Vicia, incluídos na família das leguminosas, plantas cuja relevância é notória face ao seu elevado valor agronómico, ambiental e de saúde pública.

O estudo botânico das espécies incluídas nestes géneros tem sido efetuado desde 2016, fornecendo assim informação sobre a história e importância destas leguminosas no nosso país e dando-nos a conhecer as principais características botânicas das principais espécies que ocorrem em Portugal.

As cerca de 50 espécies agora apresentadas são descritas e documentadas fotograficamente, desde a sua emergência após germinação até à formação da vagem com sementes. Pela ausência de trabalhos sobre este tema, e dado que conhecer as leguminosas de maior interesse forrageiro constitui um imperativo ético para quem trabalha a agricultura, esta é uma obra que, pelo seu contributo para a formação de estudantes, técnicos e outros interessados, surge como indispensável para o conhecimento botânico destas espécies, desde os primeiros estados de desenvolvimento, enquanto ainda possuem cotilédones e/ou apresentam as primeiras folhas, o que permite o estudo das formas juvenis e facilita a identificação das plantas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip