Serviços Municipalizados de Abrantes apresentam campanha de Recolha Seletiva de Biorresíduos

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) lançam campanha de Recolha Seletiva dos Biorresíduos: "Ser Smart é colocar os Biorresíduos no Contentor Castanho. Mudar é Preciso. Dê o exemplo."

A apresentação decorreu nas instalações dos SMA, na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, onde foi apresentado o novo contentor Castanho de Biorresíduos que vai passar a integrar o sistema municipal de recolha de resíduos urbanos. Nesta fase inicial, este será ainda um projeto piloto a implementar nos seguintes locais: União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Freguesia de Pego e Freguesia de Tramagal. Os novos contentores castanhos para a recolha dos Biorresíduos, cerca de 700, vão ser colocados, sempre que possível, junto dos já conhecidos contentores verdes.

Uma das novidades também deste projeto piloto são os baldes castanhos domésticos, com capacidade para 7 litros, que serão distribuídos gratuitamente, pelas habitações das freguesias que integram o projeto nesta fase inicial (Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Freguesia de Pego e Freguesia de Tramagal). O conteúdo do balde pequeno, depois de cheio, deve ser colocado no contentor castanho mais próximo de cada residência.

A distribuição porta-a-porta dos baldes castanhos de 7 litros, vai ser realizada pelos SMA, a partir do dia 30 de janeiro, na Freguesia do Pego. Segue-se a Freguesia de Tramagal, e por fim a Freguesia de Abrantes e Alferrarede já durante o mês de abril. A escolha destas três freguesias para o início deste projeto está relacionada com o Estudo prévio para a implementação da recolha seletiva em Portugal Continental, incidindo em especial no fluxo dos Biorresíduos, realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente e que suporta o mapeamento dos locais com potencial técnico e económico de implementação desse tipo de recolha.

De acordo com a definição dada pelo Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, entende-se por Biorresíduos “os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos".

De uma forma mais detalhada, apresentamos o que deve colocar no contentor castanho: Restos de pão e bolos; Aparas de carne e de peixe; Guardanapos e toalhas de papel usadas; Cascas de fruta, legumes e ovos; Borras de café e saquetas de chá; Restos de comida (crus ou cozinhados); Produtos alimentares fora do prazo de validade.

Por outro lado, não deve colocar neste contentor resíduos como: Ossos; Caroços; Óleo de Cozinha; Cascas de Marisco e Bivalves; Beatas de Cigarros; Dejetos de Animais; Produtos líquidos e Semilíquidos (leite e derivados, sopa, mel, compotas); Embalagens de plástico, metal, vidro, papel ou cartão, têxteis, lâmpadas, louças e outros resíduos não biodegradáveis; Fraldas.

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, explicou que “se a separação dos restos de comida não for feita, estes vão diretamente para o aterro sanitário. Sem separação não há valorização e consequente recuperação do valor destes resíduos, tornando o sistema de tratamento mais dispendioso. Por outro lado, não será possível alcançar as metas para a reciclagem do país, acordadas com a União Europeia. Quase metade dos resíduos que produzimos correspondem a restos alimentares com nutrientes e energia que podem e devem ser aproveitados, com a sua ajuda!”

“Mudar é preciso. Dê o exemplo.” continua a ser o apelo dos SMA que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a sensibilizar para a correta utilização dos caixotes do lixo. Com a chegada do contentor castanho a separação dos Biorresíduos é agora possível.

Relembramos que esta ação em conjunto com as mais diversas campanhas de separação do lixo e respetiva reciclagem ajuda a tornar o tratamento mais económico tanto para o consumidor como para os SMA.

Esta campanha está a ser desenvolvida pelos Serviços Municipalizados de Abrantes com o apoio do POSEUR e do Fundo Ambiental, num investimento total de cerca de 550 mil euros.

Campanha em número:

3 freguesias nesta fase inicial

3 trabalhadores a trabalhar diariamente nesta recolha

1 viatura nova de recolha com sistema de lavagem

700 contentores castanhos de rua a colocar nas 3 freguesias

14 mil baldes de 7 litros a distribuir gratuitamente

100 baldes de 120 litros a distribuir gratuitamente nos restaurantes, refeitórios, IPSS.

550 mil euros de investimento

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip