Seminário “ Carnes.PT” debateu produção de carnes portuguesas

A Fenapecuária realizou, no passado dia 13, no Pavilhão CONFAGRI, numa sala lotada, o Seminário “Carnes.PT”, uma iniciativa que teve por objetivo o debate dos desafios que o mercado das carnes nacionais enfrenta, a promoção da qualidade da produção e o aproveitar dos bons meios para a sua distribuição e comercialização.

carnes

Entre estas questões, também a controversa questão da produção pecuária versus alterações climáticas, balanço entre produtividade, segurança alimentar e ambiente.

Este Seminário foi moderado por Francisco Silva, Secretário-Geral da CONFAGRI, contou com as intervenções de Alexandra Fernandes da DGAV- Direção Geral de Agricultura e Veterinária, de Olga Moreira do INIAV- Instituto Nacional de Investigação Agrária, que abordou a controversa questão da produção pecuária e das alterações climáticas, destacando a necessidade de «encontrar um balanço entre a produtividade, a segurança alimentar e a ambiental através de sistemas de produção sustentáveis com capacidade de adaptação às alterações climáticas, que respondam às necessidades da população em alimentos e que contribuam para a segurança alimentar».

Ana Geraldo da APEZ – Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica, falou sobre a "Carne na atualidade - um desafio?".

Nos dias de hoje, em que tanto se fala em alternativas à carne, mudanças alimentares e consequências do consumo de carne, urge a necessidade de respostas e novidades da fileira da carne.

Por sua vez Isabel Moreira da PortugalFoods questionou sobre as ameaças e as oportunidades para as empresas do setor agroalimentar na perspetiva da valorização da produção, deixando no ar a pergunta «Serão as novas tendências alimentares uma ameaça para os setores tradicionais ou uma oportunidade para as empresas portuguesas?».

Das intervenções dos dirigentes da FENAPECUÁRIA ressaltou também a posição da federação de estar completamente contra a transferência de funções para as autarquias, no que à inspeção sanitária diz respeito. Para Vítor Menino «o decreto lei que entrou em vigor em janeiro vai colocar em causa a saúde pública». Adiantou que «a municipalização das atividades inspetivas veterinárias coloca em causa a autonomia, a isenção, a imparcialidade e a independência necessárias. Por esse motivo, o setor pecuário e a FENAPECUÁRIA são completamente contra a transferência de funções das atividade necessárias ao setor para as Câmaras Municipais, pois constitui um retrocesso».

A FENAPECUÁRIA, na voz do seu Presidente, Idalino Leão, defendeu também a necessidade do Fundo Ambiental estar ao serviço da Pecuária e também a necessidade de se investir na valorização dos efluentes pecuários, promovendo assim a economia circular no setor e a rentabilidade para os seus agentes.

O Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, deputado Joaquim Barreto encerrou o evento, dando os parabéns à iniciativa, «o Carnes.PT foi dos seminários marcantes da FNA19, quer pela qualidade das intervenções, quer pela adesão, quer pelo debate e contributo das organizações do setor pecuário aqui presentes».

No concluir dos trabalhos, teve lugar a cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação com a APEZ- Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica e a Sessão Pública da Bolsa do Bovino. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip