Sapec Agro apresentou novo portfólio da vinha em jornada técnica

A Sapec Agro organizou dois eventos, no norte e centro do país, nos quais, em conjunto com alguns especialistas da área, debateu alguns dos problemas da vinha que mais preocupam os profissionais deste setor, apresentando também algumas ferramentas para o controlo das doenças da cultura.

vinhas

O evento do dia 19 de abril teve lugar em Peniche, no Hotel Praia D’el Rey Marriot Golf & Beach Resort e reuniu aproximadamente 60 técnicos das zonas vitivinícolas do centro e sul do país.

Esta reunião contou com o contributo de diversos especialistas, nomeadamente Nuno Chegadinho, representante da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), que abordou os principais desafios da viticultura no Alentejo; Rodrigo Martins da Authentic Wines partilhou a sua experiência no que diz respeito à importância da sanidade das uvas na qualidade final dos vinhos; António Forcen e Iva Almeida da Sapec Agro apresentaram as novas ferramentas do portfólio para controlo das principais doenças da cultura.

A sessão terminou com um debate entre os técnicos e produtores que participaram nas jornadas.

A Jornada Técnica da zona norte do país realizou-se no dia 21 de abril, na Quinta da Pacheca reunindo aproximadamente 90 profissionais da zona vitivinícola do Douro, Vinhos Verdes/Minho e Dão.

Foram convidados para o painel de apresentações Maria do Carmo Val, da Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense (ADVID), que iniciou a sessão com um Balanço Fitossanitário e apresentação de um Modelo de Previsão de ataque de míldio para a região; Jorge Sofia, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro fez uma apresentação aprofundada das principais doenças do lenho da videira, com especial enfoque para a esca; João Garrido, da Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), apresentou uma técnica para obtenção de material de propagação isento de flavescência dourada.

Por fim a equipa da Sapec Agro deu o seu aporte técnico desvelando a nova gama de fungicidas desenvolvidos para o míldio da vinha, o TRUNFO F, SPYRIT M e SPYRIT C, e ainda recordou a novidade da campanha de 2016 para o controlo do oídio e black rot, o KSAR VITIS.

«A Sapec Agro organiza periodicamente encontros técnicos semelhantes para as principais culturas. Esta reunião é de uma enorme importância para que em conjunto com especialistas da área, técnicos, produtores e indústria, possamos contribuir para o sucesso da Nossa agricultura», refere o Diretor de Marketing da Sapec Agro, João Pessoa. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip