Santarém assinala 25 anos do LEADER em Portugal

A Minha Terra - Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local vai realizar um jantar comemorativo dos “25 anos do LEADER em Portugal” dia 15 de dezembro de 2016, no CNEMA, em Santarém, que contará com a presença do Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Passaram-se 25 anos desde o início do LEADER. Entretanto o movimento cresceu, o conhecimento aprofundou-se, as práticas progrediram e o LEADER inspirou a criação do DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária).

«25 anos de LEADER em Portugal são 25 anos de experiência com um método dotado de princípios de intervenção marcantes – a ligação ao território, a proximidade às pessoas e às comunidades, os Grupo de Ação Local (GAL) como expressão das parcerias locais, o caráter inovador das ações, a ligação entre diferentes sectores da economia e da sociedade (abordagem integrada, multissetorial), o trabalho em rede (a nível regional, nacional e europeu) e a cooperação, e as modalidades de gestão e de financiamento descentralizado. Estas especificidades caracterizam o valor acrescentado da Abordagem LEADER», considera A Minha Terra, em comunicado.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip