Santarém: «agricultura tem de ser pilar de recuperação económica do país»

santarem

Quem o diz é Poiares Maduro, ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, na visita que fez à Feira Nacional de Agricultura 2015, em Santarém.

A 52ª Nacional de Agricultura/62ª Feira do Ribatejo «demonstra claramente a vitalidade do setor agrícola em Portugal» disse a 11 de junho Miguel Poiares Maduro em visita ao certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 14 de junho.

O ministro referiu que a agricultura tem de ser «necessariamente um pilar da recuperação económica que o país iniciou e que a competitividade do país faz-se apostando naquilo que são os nossos recursos. Os nossos agricultores têm tido uma capacidade de renovação, mas também uma capacidade de inovar que é extraordinária».

Poiares Maduro lembrou também que se está a preparar com o Ministério da Agricultura «um conjunto de iniciativas que ajudem à divulgação dos produtos agroalimentares». «Cooperando mais, agregando mais, ganhando escala e massa critica conseguiremos ser mais eficazes na promoção dos nossos produtos a nível internacional», sublinhou.

Miguel Poiares Maduro desafiou ainda os «produtores a inovar cada vez mais e a encontrar uma forma diferente de vender e colocar os produtos no mercado».

Durante o dia, o debate e a discussão voltaram a estar na ordem do dia com a realização de diversas conferências sobre o panorama agrícola nacional e internacional.

Com um painel repleto de assuntos do setor para discutir, as várias sessões de esclarecimento contaram com uma assistência assinalável.

No seminário promovido pela CAP, ICNF, FNAPF, Forestis, Fórum Florestal e UNAC sobre a “Dinâmica da Ocupação Florestal do Território – Economia e Regulação” analisou-se a ocupação do território no interior do país e debateu-se a questão «como é que se poderá fixar a populações e fazer uma correta gestão territorial na falta de um cadastro atualizado».

A conferência organizada pela CAP subordinada ao tema “Estratégias de Internacionalização da Fileira Agro-Alimentar” teve como objetivo dar a conhecer às empresas os vários apoios para que possam mostrar e comercializar os seus produtos no mercado externo.

Na mesma sessão foram apresentados alguns casos de práticos de “Estratégias de Internacionalização”.

A manhã de dia 11 ficou ainda marcada pela conferência “A Agricultura e o Planeamento dos Recursos Hídricos em Portugal” promovida pela CAP, debate que teve como intuito alertar os agentes do setor sobre a forma de conciliar o progresso da agricultura e a necessária poupança de água.

Durante o dia, o Salão Prazer de Provar contou com diversas acões nas Provas de Cozinha ao Vivo.

A Feira Nacional de Agricultura 2015 decorre até dia 14 de junho em Santarém.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip