Sabe o que é a PARCA?

Chama-se PARCA - Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar e foi criada como mecanismo do Observatório da Cadeia de Valor para o Agroalimentar.

O seu objetivo passa por fomentar a equidade e o equilíbrio da cadeia alimentar, «promovendo o diálogo para permitir o aumento da transparência do mercado e o equilíbrio na distribuição de valor entre os diferentes setores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agrícolas e agroalimentares».

Assim o explica o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), lembrando que a PARCA foi estabelecida pelo Despacho conjunto n.º 15480/2011 dos Ministérios da Economia e do Emprego e da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

«O desconhecimento sobre a distribuição da margem de valor entre a produção, a indústria e a distribuição e sobre a percentagem da sua apropriação pelos diferentes intervenientes ao longo da cadeia não tem permitido o conhecimento exaustivo sobre o normal funcionamento do mercado, o que tem também dificultado, de alguma forma, a sua gestão técnica e política», acrescenta.

Pretende-se com esta plataforma «desenvolver a competitividade da economia portuguesa estabelecendo uma concorrência saudável e contribuindo para o aumento da produção nacional e da autossuficiência, em valor, deste setor», salienta o GPP.

Os trabalhos desenvolvem-se através de reuniões plenárias em que são apresentados os temas considerados como pertinentes pelos intervenientes e extraordinárias, em que são apresentados e discutidos os trabalhos realizados, podendo ainda ser constituídas subcomissões de apoio técnico com missões específicas ou de carácter setorial. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip