S. Pedro do Sul recebe seminário sobre gorgulho do eucalipto

O Centro Cultural Casa do Povo de Santa Cruz da Trapa, no concelho de São Pedro do Sul, recebe, a 17 de março de 2016, um seminário dedicado ao gorgulho do eucalipto.

eucalipto

Impacte, prevenção e controlo, a aplicação de produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal no âmbito da lei 26/2013, boas práticas e resultados do controlo, o papel dos proprietários no controle da praga são os temas em discussão.

Pelas 15h30 decorre uma visita a um povoamento afetado e uma ação de demonstração.

O Gonipterus platensis é um inseto desfolhador (Coleóptero) que afeta todas as espécies do géneroEucalyptus, demonstrando, no entanto, preferência por determinadas espécies, como é o caso doEucalyptus globulus.

Em Portugal é considerado uma praga com importantes impactes económicos, pelos graves danos que tem provocado nos povoamentos de eucalipto, principalmente no norte e centro do país, particularmente em eucaliptais instalados em zonas de altitude acima dos 400m.

Alimenta-se de folhas adultas recém formadas, tanto no estado larvar como no estado adulto, pelo que os eucaliptos mais suscetíveis aos ataques são os que se encontram em transição de folha jovem para adulta (entre os 2 e os 4 anos) e os adultos.

O seminário é organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a CELPA e a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip