Rússia interessada em investir em agricultura em Angola

A Rússia manifestou interesse em investir no setor da agricultura em Angola, além da cooperação já existente nos setores da geologia e minas, ensino superior, pescas e energia. 

O anúncio do interesse foi avançado à imprensa pela diretora da direção Europa do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Teodolinda Coelho, à margem da abertura da reunião de peritos da IV sessão da Comissão Intergovernamental Angola-Rússia para a Cooperação Económica, Técnica, Científica e Comércio. 

Segundo Teodolinda Coelho, a prioridade no encontro de peritos é a avaliação do grau de execução das recomendações da última reunião, bem como do estado da base jurídica da cooperação, além do reforço das relações empresariais. 

Teodolinda Coelho disse ainda que foi criado um grupo de trabalho no domínio da energia, fruto de uma decisão do último encontro, exemplo que se pretende replicar noutras áreas. 

«Vamos rever a base jurídica da nossa cooperação, houve acordos que nós conseguimos na sessão anterior como na área das pescas e está-se a trabalhar no ensino superior, no concernente ao reconhecimento mútuo de equivalências e formação académicas, cujo acordo já está em fase de conclusão e temos um outro na área dos transportes, marinha mercante, assim como existem projetos de acordos na área da indústria», adiantou. 

No domínio empresarial, os técnicos vão abordar novas oportunidades de cooperação entre os dois países nas diferentes áreas, a constituição de parcerias público-privadas, através da criação de empresas mistas, com destaque para a área da indústria.

Fonte: Dinheirodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip