Rússia destrói três toneladas de limões espanhóis

Apesar dos protestos da população, as autoridades continuam a destruir alimentos que chegam, por via do contrabando, através da Bielorrússia.

Na quinta-feira, o Departamento de Agricultura e Pecuária de Inspeção (SIAG) informou que os líderes de Chelyabinsk, região dos Urais, destruiu três toneladas de limões espanhóis, e apesar de esta fruta estar na lista de produtos cuja importação da União Europeia (EU) foi proibida.

As informações sobre a destruição de limões espanhóis chega no mesmo dia em que a Rússia anunciou que estendeu a proibição de exportação de alimentos para outros países europeus que apoiaram as sanções da EU, motivados pelo posicionamento de Moscovo perante a crise ucraniana.

Além da destruição dos limões espanhóis, as autoridades russas retiraram do mercado igualmente 1,6 toneladas de uvas italianas e 844 quilos de maçãs holandesas.

Recorde-se que depois de a UE estender as sanções económicas contra a Rússia por seis meses (até 31 de janeiro de 2016), o presidente Vladimir Putin anunciou que Moscovo prorrogou por um ano (até 5 de agosto de 2016), o embargo à exportação de alimentos perecíveis a partir de UE, EUA e outros países que apoiaram as sanções.

Vladimir Putin disse, a este propósito, que esta medida visava garantir a segurança da Rússia e que «será um bom incentivo para os agricultores locais».

Fonte: El País/Agronegócios  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip