Rússia decide suspender exportação de cereais até 1 de julho

O governo russo anunciou que as exportações de várias variedades de cereais estão suspensas até 1 de julho. A Rússia havia anunciado, no início de abril, que iria limitar as exportações de cereais a sete milhões de toneladas até 30 de junho, mas este domingo o Ministério da Agricultura revelou que essa quota já foi atingida. A Rússia é o maior exportador mundial de trigo.

Cereais

A decisão de limitar as exportações de cereais foi duramente criticadas por organizações como a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU), Organização Munidal de Saúde (OMS) e Organização Mundial do Comércio (OMC), que defendem que estas restrições durante uma pandemia podem criar escassez de alimentos.

Entre os cereais cujas exportações foram suspensas contam-se o trigo, milho, centeio e cevada. Moscovo justificou a decisão de limitar as exportações de alguns produtos agroalimentares para garantir a estabilidade do mercado russo.

A suspensão das exportações poderá levar a uma subida dos preços, que já se encontram em níveis elevados. Na passada sexta-feira, a tonelada de trigo para entrega em maio cotava nos 199 euros na Euronext, enquanto a tonelada de milho para entrega em junho valia 165,75 euros.

FONTE: Jornal de Negócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip