Ribatejo Interior: cabazes hortofrutícolas PROVE disponíveis há cinco anos

alface

Cabazes com hortofrutícolas, vindos dos produtores diretamente para os consumidores finais, são uma realidade há cinco anos em Abrantes, Constância e Sardoal.

A metodologia designa-se por PROVE – Promover e Vender e foi iniciada no território da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Rural do Ribatejo Interior com a criação do 1º Núcleo de Produtores, cinco produtores locais que semanalmente preparam legumes e frutas para abastecer cerca de 40 famílias.

Para assinalar a data, na manhã do próximo dia 19 de setembro, o 1º Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior e a TAGUS desafiam os consumidores a conhecer as culturas de uma das explorações abastecedoras dos cabazes, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA).

O encontro está marcado para as 10h00, na Herdade da Murteira, em Mouriscas (Abrantes).

Além da visita, a celebração contempla uma pequena oficina sobre a propagação de plantas e uma degustação de produtos do Núcleo.

O PROVE é um projeto de promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, que surgiu com o objetivo de ajudar os pequenos produtores a escoarem os seus produtos e criar proximidade entre quem produz e quem consome.

Atualmente está implementado em várias regiões do país, de Norte a Sul, com o apoio da abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR).

No Ribatejo Interior, existem dois núcleos de produtores, resultantes da aplicação da metodologia PROVE – Promover e Vender, que compõem os seus cabazes e entregam os seus produtos no Centro Comercial Millenium (Abrantes) aos consumidores inscritos.

O 2º distribui à quinta e o 1º à sexta-feira. As frutas e legumes variam semanalmente e consoante a época do ano, sensibilizando desta forma quem consome para os ciclos das culturas agrícolas.

Se pretende ser consumidor destes cabazes, semanal ou quinzenalmente, pode inscrever-se, enviando um email para gdpe@epdra.pt ou encomendas.abrantes2@prove.com.pt ou telefonando para 93 937 55 25 ou 963 917 021 ou ainda presencialmente, durante a entrega dos cabazes, sendo que neste caso é possível verificar a qualidade dos produtos comercializados.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip