Reveja o Congresso de Agricultura Biológica 2021

A sessão sobre “A Agricultura Biológica em Portugal” começou com o Diretor-Geral da DGADR, Eng.º Gonçalo Leal, que apresentou os dados relativos ao desenvolvimento da “Agricultura Biológica em Portugal”, desde 1994 até 2020, últimos dados oficiais.

Veja a apresentação completa através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RslsTcbyuLY... ao minuto 2:11:25.

agricultura biológica

Desenvolver a Agricultura Biológica rumo a 2030” foi o 2º tema abordado na sessão sobre “A Agricultura Biológica em Portugal”, desta vez, pelo Presidente da Direção da Agrobio, Eng.º Jaime Ferreira, que identifica os pontos a melhorar em Portugal para que a Agricultura Biológica possa crescer rumo aos objetivos de 2030.

Veja a apresentação completa através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RslsTcbyuLY... ao minuto 2:23:41.

“Agricultura biológica e saúde: Será a Agricultura Biológica um potencial indicador de saúde pública?” foi a questão que veio abordar Fátima Ferreira, Enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica e Mestre em Agricultura Biológica, na sessão sobre “A Agricultura Biológica em Portugal”.

Veja a apresentação completa através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RslsTcbyuLY... ao minuto 2:38:02.

A “Conversão para a Agricultura Biológica” é a grande questão em torno da qual existe muita resistência no sector agrícola. Na sessão sobre “A Agricultura Biológica em Portugal”, o Eng.º Rui Flores, Gestor Agrícola na Esporão S.A., veio apresentar como se desenvolveu o processo progressivo de conversão para a Agricultura Biológica,

Veja a apresentação completa através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RslsTcbyuLY... ao minuto 2:50:00.

Na sessão sobre “A Agricultura Biológica em Portugal” dois projetos de demonstração, foram apresentados pela Eng.ª Inês Efigénia, Técnica na AGROBIO (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica). O primeiro projeto chamado “Refrigerants, Naturally! For LIFE” que conta com 8 parceiros de diferentes países da União Europeia, tem como objetivo sensibilizar dois grandes públicos: o sector dos retalhistas de produtos alimentares (lojas com uma área de venda até 100m2) onde estão incluídas as pequenas lojas de produtos biológicos e o sector da refrigeração, de ar condicionado e bombas de calor, sobre a utilização de refrigerantes naturais nos seus equipamentos de refrigeração e aquecimentos, e promover a sua formação através de adoção de alternativas mais amigas do ambiente. O site do projeto é: https://refnat4life.eu/pt/inicio/.

O segundo projeto apresentado foi o Start Up Bio que conta com 6 parceiros de vários países da União Europeia, tem como objetivo encorajar a transição da agricultura convencional para a agricultura biológica através de formação especializada, tendo como grupos-alvos pequenos jovens agricultores que pretendam iniciar a sua atividade na área da agricultura biológica e produtores já existentes que tenham intenção de converter a sua produção para o modo de produção biológico. O site do projeto é: https://startupbio.eu/.

Veja a apresentação completa através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=RslsTcbyuLY... ao minuto 3:02:05.

Poderá ver o Congresso por inteiro em https://europeanorganiccongress.bio/recordings/.

Fonte: INIAV

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip