Resíduos de medicamentos veterinários em animais e alimentos

Dados sobre a presença de resíduos de medicamentos veterinários e contaminantes, em animais e alimentos derivados de animais, ainda mostram altas taxas de conformidade com os níveis de segurança recomendados na União Europeia, de acordo com o último relatório da EFSA. O relatório resume os dados de monitorização coletados em 2018.

Bovinos

A percentagem de amostras que excederam os níveis máximos foi de 0,3%. Este número está dentro da faixa de 0,25% a 0,37% relatada nos últimos 10 anos.

Em comparação com 2017, a não conformidade aumentou ligeiramente para agentes antitireoidianos e esteróides. Pequenas diminuições foram observadas para antibacterianos, outros medicamentos veterinários (como anti-inflamatórios não esteróides) e outras substâncias e contaminantes ambientais (como elementos químicos e micotoxinas).

Um total de 657 818 amostras foram verificadas por 28 Estados-Membros da UE.

Os animais produtores de alimentos podem ser tratados com medicamentos veterinários para prevenir ou curar doenças. Estas substâncias podem deixar resíduos em alimentos derivados de animais tratados. Os alimentos também podem conter resíduos de pesticidas e contaminantes aos quais os animais foram expostos. Por estes motivos, os países da UE devem implementar planos de monitorização de resíduos para detetar o uso ou uso ilegal de medicamentos veterinários autorizados em animais produtores de alimentos e investigar os motivos das violações de resíduos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip