Resende: produtores de gado de raça arouquesa premiados

O presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, vai proceder à entrega dos prémios relativos ao incentivo da criação de bovinos de raça arouquesa, no próximo dia 25 de julho, pelas 12h00, na tradicional Feira de S. Cristóvão, na Serra do Montemuro.

Este ano vão ser atribuídos prémios a 171 animais, de 64 produtores do concelho, correspondendo a um total de 17.100 euros em incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição e Incentivos à Criação de Gado Tradicional.

De referir que o regulamento atribui por uma única vez e por animal, um prémio de 100 euros euros aos produtores proprietários de raça arouquesa com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, ou independentemente da idade, no caso de bovinos fêmeas reprodutoras, destinadas à reprodução do efetivo pecuário no concelho.

Do programa da feira consta, ainda, um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa, a partir das 9h30, e respetiva entrega de prémios, às 13h30.

Pelas 16h00 decorrerá uma mostra de reprodutores (touros e carneiros).

Recorde-se que a Feira de S. Cristóvão realiza-se todos os anos no dia 25 de julho. Neste dia convergia para aqui a população das redondezas em procissões de penitência, celebrando uma eucaristia na Capela de S. Cristóvão e aproveitavam a realização de uma feira de gado nas proximidades para efetuarem os seus negócios, conviverem e comerem os seus merendeiros.

Nos últimos anos, para além da tradicional feira de gado bovino e do concurso pecuário de bovinos de raça arouquesa, o município procede à entrega dos prémios de incentivo à produção desta raça autóctone, valorizando um segmento importante da atividade económica do concelho e incentivando o renascimento da tradição da criação de gado arouquês.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip