Reguengos de Monsaraz já entregou 70 hortas urbanas

No âmbito do projeto Hortas Urbanas, o Município de Reguengos de Monsaraz entregou, no dia 20 de março, mais 37 parcelas de terreno.

hortas

A autarquia completa assim a entrega de 70 parcelas para cultivo pela população.

No ano passado, nos meses de maio e de julho, a autarquia atribuiu um total de 33 parcelas de terreno na mesma zona, localizada próximo da antiga estação de caminho-de-ferro. 

Na terceira fase deste projeto comunitário foram efetuadas obras de requalificação do espaço, como a criação de três parcelas preparadas para pessoas com mobilidade condicionada, a construção de uma rampa de acesso aos dois patamares, a colocação de uma pérgula com vegetação para ensombramento e de mobiliário urbano, nomeadamente mesas e bancos.

No total foram atribuídas 70 parcelas de terreno com pontos de água individuais, restando apenas quatro para novos interessados, entre as quais as três parcelas destinadas a pessoas com mobilidade condicionada. 

O projeto Hortas Urbanas consiste na concessão gratuita de parcelas de terreno para plantação de produtos agrícolas pela população. 

Os beneficiários podem semear culturas hortícolas, flores de corte e plantas aromáticas, medicinais e condimentares.  

Este equipamento comunitário tem «uma importante componente social, pois complementa fontes de subsistência alimentar aos beneficiários, reforça o apoio a famílias carenciadas, desenvolve hábitos alimentares saudáveis, promove a sensibilização ambiental e social da comunidade e o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis», diz a autarquia em comunicado. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip