Regia Douro Park promove II edição do ‘Douro TGV’

Turismo, Gastronomia e Vinho em debate, à prova e à mesa.

douro

O fórum ‘Douro TGV’ decorre de 23 a 25 de Maio, no Palácio do Governo Civil, em Vila Real.

Como o próprio nome do evento sugere, cada um dos dias do ‘Douro TGV’ é dedicado a uma das áreas de debate: Turismo no primeiro dia, a 23 de maio; Gastronomia no segundo dia, a 24 de maio; e, por fim, o Vinho, a 25 de maio.

Na ordem dos trabalhos vão estar em discussão três temáticas distribuídas pelos três dias deste evento. ‘Na Rota de uma Promoção Conjunta’ (quarta-feira, dia 23 de maio) será destacado o papel das instituições e das ferramentas indispensáveis na promoção da Região Demarcada do Douro de uma forma global para, prontamente, dar resposta a perguntas pertinentes: teremos mais sucesso se nos unirmos? O que nos falta para sermos mais conhecidos e mais visitados?

‘Azeite, um Produto D’Ouro’ (quinta-feira, dia 24 de maio) trará à tona as potencialidades de um produto cuja qualidade é, cada vez mais, de análise e avaliação por parte de entendidos na matéria, em particular, pelo jornalista Edgardo Pacheco, autor do ‘Guia Os 100 Melhores Azeites de Portugal’.

Ainda durante este painel, haverá uma prova de azeites, conduzida e comentada pelos três especialistas em palco – os portugueses Francisco Pavão e Edgardo Pacheco; e a brasileira Patrícia Galisini –, à qual se segue a degustação de outros produtos gastronómicos em que este líquido dourado é um dos ingredientes da receita (pão, gelados, chocolates, entre outros).

Segue-se um jantar, intitulado de “Cozinhar com os azeites! Ao vivo e a várias mãos.”, a ter lugar no restaurante Panorama, situado em pleno campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Estará a Região Demarcada do Douro atenta às alterações climáticas? Porque não é permitido regar a vinha na RDD? A rega influenciará negativamente as uvas e os vinhos do Douro? A estas e outras questões alguns especialistas irão responder no painel ‘A Seca de um Bem Líquido’ (sexta-feira, dia 25 de maio). Na manhã do mesmo dia terá lugar o ‘II Concurso de Vinhos Douro TGV’.

A tarde vai ser dedicada à prova de vinhos e aos produtos da região.

O ‘Douro TGV’ destina-se a todos os players cujas actividades abordem as áreas de turismo, gastronomia e vinho, mas em especial aos agentes e às gentes da região, como sejam os alunos e docentes da UTAD, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego e de outras instituições de ensino, cujos alunos são os futuros embaixadores da região.

O acesso é gratuito, mas implica inscrição prévia, que deve ser feita através do número de telefone 259 308 200 ou do e-mail eventos@regiadouro.com.

Para o efeito, quem quiser marcar presença no evento basta indicar qual ou quais os dias em que pretende participar.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip