Raça Arouquesa vai ter quinta-museu em Arouca

arouquesa

A Câmara de Arouca vai adquirir a Quinta da Picota, na freguesia de Alvarenga, para aí criar uma quinta-museu da raça arouquesa.

O espaço destina-se a promover o conhecimento sobre aquela espécie bovina autóctone e a sua gastronomia própria.

O presidente da autarquia, José Artur Neves, explica que o projeto integra a área de influência dos Passadiços do Paiva e deverá funcionar com complemento turístico desse percurso a partir de 2017.

«A Quinta da Picota já é uma referência de Alvarenga e da produção de carne arouquesa, mas vai agora ser adquirida pela Câmara, para ser um polo de valorização da raça e ajudar a interpretar a sua qualidade», afirma.

E adianta que «a ideia é que as escolas e os visitantes em geral percebam como é que o gado é tratado e cuidado, como é que se alimentam e como é que são guardados, antes de se transformarem nesta carne especial».

Para a quinta-museu estão anunciados «os melhores exemplares da espécie», que tem Denominação de Origem Controlada, e a expectativa da autarquia é que a visita ao novo espaço estimule a procura da gastronomia local.

«Em Alvarenga há hoje sete restaurantes a confecionar bife e vitela arouquesa, e todos estão a ter um impacto muito positivo à custa do Passadiço do Paiva, que fica a uns 200 metros da Quinta da Picota», diz José Artur Neves.

«Com a quinta-museu, esperamos que a procura vá ser maior e se repercuta noutros estabelecimentos do concelho também», realça.

O investimento previsto para a reconversão da Quinta da Picota é na ordem dos 500 mil euros e deverá candidatar-se a financiamento pelo PROVER - Programa de Desenvolvimento Rural ou pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip