Queijos Santiago investe €8 milhões para reforçar produção

queijos

O grupo Queijos Santiago adicionou uma quarta unidade à sua produção, situada em Palmela, onde pretende investir um milhão de euros nos próximos três anos. Que «incluem, para além de aquisição, a renovação e o alargamento das infra-estruturas de produção», explica João Santiago.

O presidente executivo do grupo fabricante de queijos nacional adianta que este é mais um movimento na expansão da Queijos Santiago. «Estamos a reforçar a nossa capacidade de produção e a aquisição de novas unidades com um total de investimento de oito milhões de euros».

Quando questionado sobre se a expansão vai continuar a médio prazo, João Santiago responde: «temos previsto investir na unidade do Alentejo e estar atentos a outras oportunidades que possam surgir».

Do total, é a unidade da Malveira que recebe a maior fatia do investimento – cinco milhões de euros – para a modernização e aumento da capacidade de produção. Neste caso, as intervenções têm data prevista para «segundo trimestre de 2016».

A unidade recentemente adquirida, «especializada em queijos de Azeitão DOP [denominação de origem protegida]», tem uma «capacidade aproximada de 5.000 litros [de leite]/dia». Hoje «emprega 15 colaboradores que serão integrados na totalidade na estrutura da queijos Santiago», garante o CEO do grupo familiar.

«A aposta no queijo de Azeitão», justifica o mesmo responsável e adianta que «concretiza a estratégia da empresa em reforçar a gama de queijos curados», até porque a empresa reivindica já a liderança no mercado de queijos frescos em Portugal.

Com 250 empregos diretos e potenciadora de outros 1.600 postos de trabalho indiretos, defende o gestor, a Queijos Santiago trabalha «com cerca de 300 produtores de leite exclusivos», recebendo diariamente «uma média de 60.000 litros de leite» nas suas quatro unidades.

Só na Malveira, acrescenta, são produzidos «cerca de 150.000 queijos frescos por dia», o que equivale a 4.000 toneladas por ano». Em Monforte, a unidade do grupo produz «cerca de 500 toneladas de queijos curados por ano».

Além dos produtos DOP Queijo de Azeitão e Queijo de Nisa, a Queijos Santiago produz ainda o queijo de Indicação Geográfica Protegida (IGP) Mestiço de Tolosa. No total, são «cerca de 50 referências» que a companhia apresenta.

Com um total, atual, de 3% da sua produção a ser escoada para Espanha, França e Estados Unidos da América, a Queijos Santiago está «em negociações com outros mercados», presentemente, «como a Alemanha, Brasil, Marrocos e Emirados Árabes Unidos».

Daí a previsão de João Santiago que «nos próximos três anos» a companhia que lidere passe a ter 15% da sua faturação realizada nos mercados externos.

Sobre a progressão do negócio, o CEO da fabricante alimentar acredita: «a previsão de fecho do ano vai superar o nosso objetivo». Que, em 2015, era de «crescimento de 5% face ao ano anterior, no qual registou um volume de negócios de 36,57 milhões de euros», contabiliza.

Fonte: Negócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip