Quebra generalizada na produtividade das pomóideas

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo a agosto, nos pomares de macieiras de Trás-os-Montes, responsáveis por 44% da produção nacional de maçã do último quinquénio, as condições meteorológicas não foram as mais favoráveis na fase da floração/vingamento, originando uma carga inicial de frutos menor que a registada na campanha anterior.

Pomóideas

Este cenário foi agravado pelas fortes precipitações de granizo, que provocaram danos consideráveis em algumas zonas, e pelos escaldões, em resultado das temperaturas elevadas de julho, prevendo-se reduções de produtividade generalizadas.

No Ribatejo e Oeste, cujos pomares produziram, no último quinquénio, 43% da maçã nacional, os vingamentos foram melhores mas observou-se uma forte alternância (quebra acentuada após campanha com produção historicamente elevada) nas variedades mais importantes (Fuji e grupo das Galas). Assim, globalmente, prevê-se uma produtividade de 19,5 toneladas por hectare, o que corresponde a uma diminuição de 20%, face a 2019, e de 8%, face à média dos últimos cinco anos.

Quanto à pera, concentrada no Oeste, prevê-se o início da colheita na semana 33 (de 10 a 16 de agosto), numa campanha marcada por vingamentos dum modo geral fracos e irregulares.

A baixa qualidade dos gomos florais e a heterogeneidade de abrolhamento, aliadas à precipitação que ocorreu ao longo da floração, que reduziu a atividade dos insetos polinizadores, aumentando a taxa de insucesso do vingamento dos frutos, contribuiu decisivamente para uma diminuição da produtividade, que se prevê na ordem dos 35% face a 2019.

De notar que foi possível, na maior parte dos casos, atenuar os efeitos negativos das elevadas temperaturas dos dias 16 e 17 de julho, uma vez que, alertados para a possibilidade da ocorrência desta situação, muitos produtores avançaram com a aplicação preventiva de produtos fitofarmacêuticos antiescaldão, essencialmente caulino, evitando a depreciação do valor comercial dos frutos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip