Publicado guia europeu de boas práticas de higiene para queijaria artesanal da UE

guia

O Guia Europeu de Boas práticas de Higiene para artesão lácteos é o instrumento que poderá implantar aos produtores um sistema de autocontrolo sanitário, sendo este um procedimento obrigatório para todos os estabelecimentos autorizados pela União Europeia (UE).

A 13 de dezembro de 2016, foi validada pela Comissão Europeia e os 28 Estados da UE, convertendo-se numa referência oficial para os produtores artesãos e as autoridades competentes de cada Estado-membro.

A versão inglesa do Guia foi publicada a 17 de Janeiro no site da Comissão Europeia e prevê-se a sua publicação em todas as línguas oficiais para Outono de 2017.

FACEnetwork é a associação europeia de produtores artesãos de laticínios e agricultores e também a organização impulsionadora e autora deste guia.

Desde o início, em 2010, tem vindo a trabalhar para demonstrar a legitimidade, desde um ponto de vista sanitário, das práticas e métodos tradicionais das queijarias artesanais na Europa.

Com os primeiros intercâmbios constatou-se que em alguns países os pequenos estabelecimentos de laticínios tinham problemas para conseguir que as administrações nacionais aceitassem o método de produção artesanal e tudo isto apesar de alcançarem os objetivos higiénico-sanitários normativos, em vigor desde 2006, que ofereciam a possibilidade de adotar medidas de flexibilidade para estabelecimentos segundo a sua natureza, tamanho e/ou práticas de caráter tradicional.

Vários eurodeputados assistiram a estas preocupações e solicitaram à Comissão Europeia uma ajuda económica para financiar a realização deste guia.

A elaboração do mesmo teve início fornal em 2015 e foi mobilizada uma equipa de 21 especialistas entre técnicos e produtores dos 15 países que formam atualmente a FACEnetwork, seis redatores, quatro produtores validadores e 11 técnicos e produtores revisores.

Por conseguinte, este guia é fruto de uma implicação direta do setor produtivo europeu artesanal, provavelmente um marco na história da União Europeia.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip