PS quer aumentar ajuda aos pequenos agricultores

O novo quadro de apoio à agricultura prevê o pagamento de 500 euros no mínimo aos pequenos agricultores. O Partido Socialista (PS) quer aumentar esse rendimento em 100 euros para 600 euros.

Os pequenos agricultores têm uma atenção especial no projeto de programa do PS divulgado a 20 de maio de 2015. 

E no ano em que se abriram novos programas para apoio à agricultura, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), que vigora até 2020, o PS já quer reformular alguns dos limites mínimos de apoio.

De acordo com o projeto de programa, o PS quer aumentar para 600 euros, contra os 500 euros previstos, o apoio por pequeno agricultor.

E quer, ainda, aumentar em 50% os pagamentos por hectare dos primeiros cinco hectares, assim como subir de 25 mil para 40 mil o máximo elegível dos projetos de investimento para os pequenos agricultores.

O PS acredita que isso poderá beneficiar 80 mil pequenos agricultores.

Também para a primeira instalação o PS quer rever os mínimos a conceder de prémio dos previstos 15 mil para 20 mil. «Espera-se, com esta medida, instalar cerca de 10 mil novos jovens agricultores durante a legislatura».

O projeto do programa quer, ainda, reduzir os pagamentos diretos a quem receba mais de 300 mil euros por ano, assim como «majorar os apoios ao investimento ou bonificar as taxas de juro nas operações que visem o aumento da dimensão económica das organizações de produtores, que incorporem tecnologias inovadoras ou que contribuam para a eficiência energética», medida que «terá efeitos positivos no rendimento dos produtores e no aumento da produção e das exportações».

Fonte: Jornal de Negócios 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip