Promove 2024 abre candidaturas para financiamento de projetos inovadores nas regiões do interior

Estão abertas as candidaturas à 6ª edição do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). As candidaturas decorrem até 31 de janeiro de 2024.

 

O concurso anual atribui apoios a fundo perdido a projetos piloto (apoios até €150.000), projetos de I&D mobilizadores (até 250.000 euros) e ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários (prémio de 5.000 euros). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a valorização das regiões e das comunidades do interior norte, centro e sul do país.

Os projetos piloto e as ideias deverão centrar-se nas áreas da gestão de recursos naturais, na criação de novos polos de desenvolvimento e inovação e na atração de turistas e novos residentes. Já os projetos I&D mobilizadores terão de estar enquadrados nos domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais.

A dinamização destas regiões é uma prioridade para a Fundação ”la Caixa” e para o BPI que, através deste programa, procuram apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento do interior que possam replicadas noutras regiões do país.

Nesta edição de 2024, mantém-se a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), visando a promoção de projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior, tendo por base o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados.

Em cinco edições, o Programa Promove mobilizou perto de 11,8 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 70 projetos e 31 ideias inovadoras. Deste montante, 3,7 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto ("matching funds"), através do qual, desde 2021, a FCT soma a sua contribuição à da Fundação ”la Caixa”.

Em 2023, o Programa Promove concedeu apoios de mais de 4,2 milhões de euros a 24 projetos e 9 ideias.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip