Projeto LIFE Resilience com balanço positivo na sua primeira conferência online

O projeto co-financiado pelo programa LIFE da União Europeia, cujo principal objetivo é a prevenção de Xylella fastidiosa em explorações de alta densidade de oliveiras e amendoeiras, realizou a conferência técnica online "LIFE Resilience: Melhores práticas sustentáveis", a fim de apresentar e explicar ao público as melhores práticas e tecnologias disponíveis para alcançar a sustentabilidade das suas culturas.

Xylella fastidiosa LIFE Resilience

A diretora da Escola Técnica Superior de Engenheiros Agrícolas e Florestais (ETSIAM) da Universidade de Córdoba (UCO), Rosa Gallardo, abriu a conferência e comentou que «os atuais desafios agrícolas vão ser enfrentados com uma inovação colaborativa da cultura». O projeto em voga, como todos os apresentados durante a conferência, é um exemplo claro do valor das alianças entre empresas, associações de agricultores, universidades e centros de pesquisa.

workshop continuou com a participação de Luis Rallo, professor emérito da UCO, que destacou o aprimoramento genético como uma medida-chave da prevenção da Xylella fastidiosa e o progresso da linha na Itália e na Espanha, para obter variedades tolerantes à bactéria. Em seguida, Jesús Gil, professor da área de Engenharia Agroflorestal da UCO, apresentou as técnicas de inovação para a aplicação ideal da proteção de plantas, considerando as fortes restrições que os regulamentos atuais marcam. «Há muitos esforços a serem feitos nas máquinas agrícolas para um doseamento adequado e ideal», avançou.

Em seguida, o diretor executivo da Associação Espanhola de Conservação de Solos Vivos (AEAC.SV), Óscar Veroz, comentou as virtudes dos cobertos verdes, um ponto fundamental no projeto LIFE Resilience, que gerou sinergias significativas com o projeto em que este participa, o LIFE Agromitiga. «Os cobertos permitem uma agricultura sustentável com benefícios, como parar a degradação do solo, aumentar a matéria orgânica, fertilidade, qualidade e disponibilidade de água ou a biodiversidade da exploração, entre outros, além de ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa», explicou.

Por fim, Jorge Blanco, chefe da área de P&D da Greenfield Technologies, destacou a importância de melhorar a eficiência do solo, mostrando algumas das tecnologias disponíveis para tal. Como Blanco explicou, «na LIFE Resilience, estamos a utilizar estas ferramentas para criar um modelo de boas práticas, onde seremos mais eficientes no uso de recursos e poderemos monitorizar, através de pontos georreferenciados estrategicamente selecionados, onde agir e o impacto que nossas medidas vão ter em cada exploração em termos de sanidade vegetal, solo e até na população de insetos».

O projeto LIFE Resilience, no qual participam nove parceiros de Espanha, Itália e Portugal, iniciou as suas atividades em 2018 e funcionará até 2022, realizando ensaios nas explorações de demonstração disponíveis nos três países.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip