Projeto “Floresta Segura” ensina agricultores a fazer queimadas em segurança

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) já lançou a edição deste ano do projeto “Floresta Segura”, que tem como missão ensinar os agricultores e a população rural a fazer queimadas e fogueiras em segurança.

Desenvolvida desde 2012 pela ENB, em parceria com grupo Portucel Soporcel, o projecto “Floresta Segura” tem como objetivo a redução da ocorrência de incêndios florestais através da sensibilização da comunidade rural, para os princípios básicos de prevenção.

Este ano, o programa vai ter 15 ações de sensibilização de boas práticas, durante os meses de abril e maio, em aldeias dos concelhos da Azambuja, Monchique, Paredes, Cartaxo e Odemira, adianta a ENB, em comunicado.

Segundo a Escola Nacional de Bombeiros, as ações de sensibilização visam ensinar os agricultores e a população rural a efetuar queimas e fogueiras seguras.

A ENB refere ainda que o programa “Floresta Segura” assume um papel ativo na prevenção dos incêndios florestais e na proteção das populações, nomeadamente através da realização de ações teóricas e práticas em numerosas localidades.

A maioria dos incêndios florestais em Portugal resulta de práticas de uso do fogo negligente ou intencional.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip