Projeto europeu apresenta tecnologia de ponta na luta contra a Campylobacter em aves

A União Europeia é um dos maiores produtores mundiais de carne de frango, com a Polónia, a Itália, a Espanha e a Alemanha a liderar a produção. A carne de frango também é a mais consumida na Europa. No entanto, o seu consumo é considerado a fonte mais comum de campilobacteriose, a doença de origem alimentar mais comum na Europa e a principal causa bacteriana de gastroenterite no mundo.

Campylobacter

A sua elevada incidência resulta num elevado custo para os sistemas de saúde pública (2,4 mil milhões de euros por ano, segundo dados publicados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos - EFSA), evidenciando a necessidade de novas ferramentas para reduzir a presença de Campylobacter.

No âmbito do projeto C-SNIPER, financiado pelo EIT Food European Food Consortium, cinco parceiros europeus (AZTI, Instituto de Reprodução Animal e Pesquisa Alimentar PAS, Universidade de Torino, Phage Technology Centre GmbH e ORA Società Agricola) trabalham com o objetivo de reduzir a prevalência da Campylobacter.

Para isso, estão a investigar como mitigar, sem o uso de antibióticos, a presença desse microrganismo em aves. Especificamente, este projeto concentra-se no desenvolvimento de uma solução antimicrobiana natural baseada em bacteriófagos (organismos que infetam e destroem apenas bactérias alvo), que pode ser utilizada como uma terapia em nível de exploração e como uma ferramenta de biocontrolo em matadouros processadores de aves e produto final. Além disso, a iniciativa também procura que possa ser facilmente integrada aos protocolos de higiene existentes.

Validação e comercialização de solução natural

Após a caraterização e otimização do protótipo em 2019, foi realizada uma análise de aceitação de mercado que revelou uma grande aceitação da solução desenvolvida tanto pelos produtores (90%), como pelos consumidores (85%). Atualmente, está a ser traçado um plano de negócios e uma estratégia comercial que tem em consideração, entre muitos outros fatores, a legislação sobre segurança alimentar e produção animal, da qual dependerá a aplicação da solução C-SNIPER nas diferentes fases do processo de produção de aves.

Durante 2020 e até março de 2021, o projeto está focado em aumentar a produção a nível industrial e validar o produto por meio de testes in vivo, a fim de confirmar que o protótipo desenvolvido reduz a incidência de Campylobacter na carne de frango aumentando, assim, a segurança alimentar, mas sem afetar a saúde e o bem-estar animal.

O desenvolvimento do plano de negócios vai permitir cumprir o objetivo final do projeto C-SNIPER: a comercialização de uma alternativa eficaz contra a Campylobacter, aplicável em diferentes fases da produção e processamento de produtos avícolas. Deste modo, esta evolução permitirá o crescimento sustentável do setor avícola europeu, reforçando a sua competitividade e contribuindo para a segurança alimentar, a saúde pública e a confiança e proteção dos cidadãos europeus.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip