Projeto do Centro PINUS EXOPINUS dá primeiros frutos

Encontram-se a germinar as primeiras sementes que irão revelar se há outras proveniências geográficas de pinheiro-bravo e outras espécies de pinheiro com interesse para a Fileira do Pinho em Portugal.

centro pinus

Como tudo em floresta, este é um projeto de longo prazo, cujo próximo passo será a instalação de ensaios de campo em vários locais representativos das várias condições existentes no nosso país.

Este é um projeto que esteve em “incubação” vários anos e que resultou da conjugação de várias ideias e sugestões paralelas que o Centro PINUS foi recebendo de parceiros nacionais e internacionais.

O projeto em consórcio rePLANT, que conta com os nossos associados DSS Smith Paper Viana, INIAV, ISA, Sonae Arauco e UTAD como parceiros formais, está a ser o vetor de concretização deste projeto coletivo.

O Centro PINUS, juntamente com os parceiros do rePLANT, esteve esta semana a visitar em viveiro as sementeiras das 5 espécies de pinheiro, provenientes de 4 países diferentes.

centro pinus

Entre outras oportunidades, que serão dadas a conhecer gradualmente, o projeto irá explorar o potencial das melhores árvores do programa de melhoramento genético desenvolvido na Austrália, com base em material vegetal português.

Estas árvores têm produtividades interessantes em regiões com precipitação muito baixa, pelo que podem ser uma ferramenta indispensável no contexto da adaptação às alterações climáticas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip