Projeto "Des Agro 4.0" leva tecnologia aos setores agroalimentar e agroindustrial

O projeto "Des Agro 4.0", cofinanciado através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, pretende dotar de novas competências e conhecimento (sobre modelos de negócios baseados em Internet of Things) as pequenas e médias empresas, dos setores agroalimentar e agroindustrial (designadamente ovinos e caprinos, cereja e vinho, queijarias, entrepostos fruticolas, adegas e fumeiro), dos territórios do Douro Verde e da Cova da Beira.

desagro

«A Agricultura 4.0 é um conceito que deriva da Indústria 4.0 e que aponta para a digitalização dos processos de produção e captação de dados (como por exemplo o clima ou o solo) a partir de dispositivos de IoT (Internet of Things, ou em português a Internet das Coisas). É um conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas através de sistemas e equipamentos que possibilitam a otimização da produção agrícola em todas as suas etapas».

A entidade lider do projeto é a DOLMEN - Desenvolvimento Local e Regional, tendo como parceiros o RUDE - Grupo de Ação Local da Cova da Beira, a UTAD - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O projeto teve início em agosto de 2018 e está previsto terminar em agosto de 2021.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip