Proença-a-Nova lança concurso dos melhores vinhos do concelho

Todos os vinicultores do concelho de Proença-a-Nova que tenham produzido em 2015 o mínimo de 250 litros de vinho (ou tinto ou branco ou rosado) podem inscrever-se no concurso “Os Melhores Vinhos do Concelho de Proença-a-Nova” até ao dia 15 de março de 2016.

vinhos

No dia 10 de abril, durante a realização do Festival Gastronómico Adega Típica” será revelado o vencedor desta primeira edição do concurso de vinhos.

Numa organização conjunta do Centro Ciência Viva da Floresta, Município de Proença-a-Nova e União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, esta iniciativa tem como objetivo «estimular a produção de vinhos de qualidade no concelho e consolidar o trabalho realizado pelo Laboratório de Vinhos do CCV da Floresta», afiança a Câmara Municipal.

«Há quatro anos que o Laboratório de Vinhos ajuda os vinicultores da região pois o conhecimento possibilitado pelas análises realizadas nas diferentes fases da produção contribui para um produto final de maior qualidade», afirma João Manso, vereador do Município e diretor do CCV da Floresta.

«A produção caseira de vinho sempre teve tradição no nosso concelho, mas notamos que há atualmente uma maior preocupação dos vinicultores na escolha das castas, nos locais onde plantam as videiras, no processo de poda e de aplicação dos fitofarmacêuticos, entre muitos outros fatores. Por isso está na altura de distinguir quem são os melhores e assim incentivar uma maior profissionalização e, quem sabe, algum deles se sinta motivado a investir na comercialização do vinho que produz», acrescenta.

Para chegar à prova final, terão de ser cumpridas várias etapas: a primeira delas tem o prazo definido até 15 de março e diz respeito à formalização da inscrição (o documento, bem como as normas de participação, está disponível aqui) no CCV da Floresta.

Numa segunda fase, o CCV da Floresta recolhe amostras dos vinhos a concurso: será efetuada uma pré-seleção das amostras por prova organolética cega, desclassificando-se todos os vinhos com defeito e qualidade considerada insuficiente por um júri constituído por três enólogos.

Os vinhos apurados serão submetidos a análise físico-química, sendo retirados aqueles que estiverem fora dos parâmetros definidos por lei.

A derradeira etapa é a prova cega dos vinhos que passarem nas fases iniciais de seleção.

Os vinhos que conquistarem 85 ou mais pontos recebem a classificação de ouro e os que alcançarem 75 ou mais pontos são classificados com prata. O vinho mais votado de todos recebe a categoria “Excelência de Ouro”.

Os prémios incluem vouchers de 50 e 25 euros (ouro e prata respetivamente) a utilizar em produtos e serviços do Laboratório de Vinhos do CCV Floresta.

O júri é composto por representantes da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, do Município de Proença-a-Nova e da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, dois enólogos, um blogger especializado, um escanção, um jornalista da imprensa regional e um representante do comércio de vinhos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip