Produção sustentável de bovinos de carne na Europa

O encontro transnacional do BovINE para a indústria europeia de carne de bovino acontece no próximo dia 1 de dezembro, das 8h30 às 15 horas, em formato online.

Bovinos

Todos os parceiros da indústria da produção de carne de bovino da Europa estão convidados a participar na primeira reunião transnacional do BovINE – Rede de Inovação da carne de bovino, financiada pela União Europeia.

A Faculdade de Medicina Veterinária, a Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos e a Promert Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A, parceiros nacionais nesta rede, estarão presentes no encontro que tem como grande objetivo a melhoria da sustentabilidade da produção de bovinos de carne no momento presente e no futuro.

Oradores relevantes nesta área apresentarão as politicas atuais em vigor, a que se seguirá a apresentação de Inovações e de Boas Práticas agrícolas que até agora foram selecionadas no âmbito do projeto BovINE.

Os oradores principais ao nível das políticas incluem Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu para a Agricultura da Polónia, TBC; Grzegorz Puda, ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Polónia; Jean Pierre Fleury, Chairman da Copa-Cogeca para a carne de bovino; Brendan Golden, Chairman do Comité Nacional de Pecuária, Associação de Agricultores Irlandesa; Jacek Zarzecki, presidente da Associação Polaca de Criadores e Produtores de Bovinos de Carne; e Jean Francoise Hocquette, do Grupo de Referência Científica da Investigação Internacional de Carne 3GF, INRAE, Presidente da EAAP Cattle Commission.

O anfitrião da reunião Jerzy Wierzbicki, presidente da Associação Polaca dos Produtores de Carne de Bovino (Polish Association of Meat Cattle Producers, PBA) e Coordenador da Rede Regional Polaca no BovINE, refere: «uma pedra angular do Pacto Ecológico Europeu é a estratégia do prado ao prato. O objetivo desta estratégia é proporcionar aos cidadãos europeus acesso a alimentos saudáveis, acessíveis e sustentáveis, combater as alterações climáticas, proteger o ambiente e garantir um retorno económico justo na cadeia de abastecimento».

«É para nós um orgulho sentir que o projeto BovINE é um facilitador na inclusão das soluções encontradas pelos agricultores para implementarem esta estratégia. A realização do primeiro encontro transnacional do BovINE, e que se baseia nos eventos nacionais que recentemente ocorreram em nove países europeus, fornece uma plataforma concreta para partilha de todas estas soluções por todos os intervenientes nesta cadeia de valor», acrescenta.

José Pais, coordenador da Rede Regional do BovINE em Portugal, refere: «O primeiro encontro transnacional do BovINE baseia-se em cada um dos nove encontros nacionais realizados pelos parceiros do projeto durante as últimas semanas. O encontro nacional realizado em Portugal no dia 30-10-2020 envolveu 176 participantes, com produtores, veterinários, consultores, empresas fornecedoras de serviços ou produtos para bovinos, organizações de produtores, associações, entidades da área do ensino, da área da investigação e da administração pública. Estamos entusiasmados em trabalhar com os nossos parceiros do projecto BovINE em toda a Europa, na apresentação de inovações e boas práticas durante a reunião a realizar no próximo dia 1 de dezembro, bem como participar no intercâmbio com todas as partes interessadas sobre os problemas mais urgentes que todos enfrentamos».

As restrições impostas pelo Covid19, ironicamente, constituem uma oportunidade única para sermos mais inovadores e permitir reunir grupos verdadeiramente amplos. Convidamos assim todos os interessados na produção Europeia de carne de bovino a participarem neste encontro que decorrerá em inglês.

O consórcio que o BovINE envolve, com os seus 18 parceiros, representa cerca de 75% das vacas aleitantes da Europa e cerca de 70% da carne de bovino produzida. A rede BovINE promove e permite a ligação entre agricultores de toda a Europa através de uma plataforma aberta – a BovINE Knowledge Hub – onde produtores de bovinos de carne, consultores, membros de diferentes organizações e investigadores, podem tomar e trocar conhecimento sobre inovações e boas práticas e partilhar a sua experiência.

Ao longo deste encontro transnacional, serão apresentadas 40 Inovações e 9 Boas Práticas cobrindo as 4 grandes áreas temáticas– resiliência socioeconómica; saúde e bem-estar animal; eficiência da produção e a qualidade da carne, e sustentabilidade ambiental.

Cada recomendação procura dar resposta a desafios específicos que os produtores europeus de carne de bovino atualmente enfrentam e que incluem: claudicação em bovinos de recria e de acabamento; redução da mortalidade em vitelos recém-nascidos; redução da pegada de carbono; planeamento económico, e instrumentos de monitorização dos animais na fase de acabamento.

O evento inclui ainda sessões temáticas de networking e uma visita virtual a explorações de bovinos de carne na Polónia. 

Pode consultar o programa deste encontro transnacional e realizar a sua inscrição no evento. Para mais informação acerca do projeto BovINE, visite o website.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip