Produção mundial de leite em queda significativa

leite

As principais regiões exportadoras de laticínios, nomeadamente, União Europeia (UE), Nova Zelândia, Austrália e Argentina, reduziram a sua produção de leite de forma significativa, pela primeira vez, em dois anos e meio.

Também como consequência da situação de mercado, a maior redução registou-se na Nova Zelândia, em setembro, quando a produção caiu 7,5% em comparação com o mesmo período de 2014. Para além disso, a Nova Zelândia prevê que esta campanha, de junho de 2015 a maio de 2016, a produção diminua cerca de 5%.

No final de 2014 e durante o primeiro trimestre de 2015 também se verifica uma quebra na produção de leite, mas devido, sobretudo, à UE e à necessidade dos produtores pecuários em reduzir a sua produção para ajustar as quotas leiteiras.

No início de abril, já sem quotas, a produção voltou a aumentar de forma imediata e o crescimento disparou até um atingir um pico em julho.

A partir desta data, a produção mundial voltou a descer, primeiro devido à queda na Nova Zelândia, seguida pelas restantes regiões.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip