Produção mundial de cereais com crescimento de 15% na próxima década

De acordo com as perspetivas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de cereais poderá ser 15% mais alta em 2023 do que no período de 2011-2013.

Contudo, o relatório indica que o crescimento para a produção de oleaginosas espera-se que seja superior 26% nos próximos dez anos.

A expansão da produção de cereais secundários e oleaginosas deve-se, em grande parte, à forte procura de biocombustíveis, sobretudo nos países desenvolvidos e, aos cada vez maiores, requisitos para a alimentação animal nos países em desenvolvimento.

Pelo contrário, estima-se um crescimento mais moderado na produção de culturas alimentares durante a próxima década.

A informação aponta ainda que a produção de trigo possa aumentar em cerca de 12% e o arroz em 14%, valores muito abaixo das taxas de crescimento da década anterior.

Os preços mundiais dos principais grãos vão levar a um impulso no comércio mundial, prevendo-se um aumento das existências, em especial, no caso do arroz na Ásia, que podem alcançar níveis recorde.

Em relação às oleaginosas, seguem um aumento em percentagem global de terras cultivas, mas mais lento que nos últimos anos e a crescente procura de óleos vegetais levará a uma subida dos preços.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip