Produção de cereais na UE vai descer 7,5% em 2015

O Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, informa que haverá uma forte redução da produção de cereais, de 7,5%, para este ano em comparação com o anterior e mostrou preocupação pela escassez de produtos no mercado para proteger as culturas das pragas e doenças.

Estes dados foram recolhidos por iniciativa do grupo de trabalho “Cereais”, cujo presidente, Max Schulman, declarou que «os números mais recentes mostram que a produção de cereais da União Europeia dos 28 (UE-28) vai baixar cerca de 7,5%, estabilizando nas 296 milhões de toneladas em comparação com as 320,5 milhões do ano passado, mas tendo em conta que ainda não chegou o final da colheita o resultado pode ser ainda mais baixo, devido às más condições atmosféricas, como a recente seca e os picos de calor que atingiram as colheitas.

No entanto, s culturas de Inverno parecem estar em bom estado, pelo que há boas expectativas sobre a sua qualidade».

Este ano, em particular, há grande incerteza pela colheita de milho devido às altas temperaturas, assim como a ausência de inseticidas eficazes para protegê-los de lagartas e outras pragas.

As plantas devem ser fortes para resistir a secas e períodos mais húmidos, pragas e doenças, dispor de ingredientes suficientes para as rações do gado. Por esta razão, os agricultores devem ter bons instrumentos que lhes permitam proteger a saúde das suas culturas, assim como de matérias-primas apropriadas, como os fertilizantes, diz a Copa-Cogeca.

Para que assim seja, é necessário melhorar a política aplicada atualmente pela UE relacionadas com os produtos fitossanitários disponíveis, reduzir a burocracia e a longo prazo o Copa-Cogeca chama a atenção para o apoio a um aumento da investigação de forma a melhorar a obtenção de variedades vegetais e desenvolver variedades.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip