Produção de carne de porco na UE mantém níveis semelhantes a 2015

Os valores provisórios de produção de carne de porco na União Europeia (UE) em junho de 2016, publicados pela Comissão Europeia, apontam para níveis semelhantes aos do ano passado, até um total de 1,89 milhões de toneladas.

Este resultado tem em conta que o número de dias de trabalho em junho deste ano foram os mesmos que em junho de 2015, pelo que é possível fazer a comparação igual por igual.

Em relação aos abates, a situação foi semelhante à da produção, com um volume idêntico entre as duas datas, situando-se em 21,2 milhões de cabeças.

Em junho, verificou-se uma forte procura de exportação, sobretudo por parte da China, que favoreceu a subida do preço, no entanto, não aumentaram os abates num momento em que a procura fluía talvez devido à falta de oferta, segundo a avaliação da AHDB.

Os números inicialmente publicados para alguns Estados-membros mostram uma descida dos censos, tanto totais como de reprodutoras, o que reduziu a oferta e, por conseguinte, levou a um aumento dos preços.

A produção na Alemanha e em Espanha diminuiu em 2 e 3%, respetivamentte, enquanto na Dinamarca cresceu em 3% e na Holanda em 16%. Estas tendências são contrárias às registadas nos meses anteriores.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip