Produção de beterraba aumenta 6% na última campanha
A campanha de 2014/2015 trouxe boas notícias para a produção de açúcar na União Europeia (UE).
A produção de beterraba aumentou 6% em relação à campanha anterior e, além disso, as boas condições meteorológicas levaram a um alto conteúdo de açúcar nas raízes.
Em consequência, prevê-se uma produção de 19 milhões de toneladas de açúcar branco no mercado comunitário, o que supõe um aumento de 14% face ao período anterior, de acordo com a informação de previsões a curto prazo dos setores agrícolas da UE, publicadas pela Comissão Europeia.
Considerando que o consumo de açúcar na UE se mantenha estável as existências finais da campanha de 2014/2015 podem chegar às 3,5 milhões de toneladas, ou seja, mais 1,1 milhões que na campanha passada.
A boa produção pressionou os preços, que caíram para 433 euros a toneladas de açúcar branco. Como na maioria dos países o preço da beterraba é contratado no momento da plantação, os menores preços do açúcar conduziram também a uma descida dos preços da beterraba.
Tendo em conta esta situação, a Comissão Europeia estima que as culturas na campanha de 2014/2015 podem vir a reduzir cerca de 5%, enquanto a produção de açúcar pode descer cerca de 15%.
As importações podem atingir níveis históricos depois das baixas registadas em 2015/2016. Prevê-se ainda uma estabilização nas exportações em 2015/2016.
Fonte: Agrodigital