Produção de açúcar na UE aumenta 2,5 milhões de toneladas em 2017

O fim do sistema de quotas de açúcar na União Europeia (UE) a partir do próximo dia 1 de outubro de 2017 vai levar a um aumento da produção comunitária de açúcar, e incluir a UE como exportador mundial e aumentar o nível, de existências.

De acordo com a última informação Commodity Global Outlook 2017, publicada pelo Rabobank, a mesma analisa 13 produtos e destaca o facto de este ano o preço do açúcar ter aumentado mais rapidamente que qualquer dos 13 produtos assinalados.

Prevê-se que a produção de açúcar na UE aumente de 17,5 milhões de toneladas de valor bruto, média dos últimos cinco anos, até 20 milhões de toneladas no próximo ano, como resposta aos preços altos e política de desregulamentação de 2016. As expectativas para as exportações da UE

Em 2017/2018 variam de dois milhões de toneladas a cinco milhões de açúcar branco, que devem refletir em preços de açúcar branco muito voláteis em finais de 2017.

Stefan Vogel, chefe de investigação de mercado de produtos agrícolas do Rabobank e autor do Outlook 2017, afirma que a informação indica condições relativamente favoráveis para a maioria das matérias primas no próximo ano.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip