Produção da Cooperativa de Moura bate recordes e ultrapassa as 62 mil toneladas

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que produz o Azeite de Moura, atingiu o maior volume de sempre na colheita de azeitona desde a sua fundação, em 1954.

A campanha de azeitona arrancou em outubro de 2021 e terminou esta semana, ultrapassando as 62 mil toneladas. O valor mais alto até agora registado foi de 45 mil toneladas em 2019/2020. Na campanha passada (2020/2021) a colheita de azeitona cifrou-se nas 30 mil toneladas.

Cerca de 93% do azeite produzido foi qualificado como Virgem Extra na análise laboratorial. Esta classificação é atribuída ao azeite de qualidade superior, com uma acidez igual ou inferior a 0,8%.

“Foi uma longa campanha e superou as nossas estimativas iniciais, que apontavam para uma produção de 50 mil toneladas de azeitona. O balanço final resultou em 62 mil toneladas de azeitona colhidas pelos nossos sócios olivicultores e entregues no nosso lagar. Estimamos, assim, uma produção acima de 10 mil toneladas de azeite”, afirma José Duarte, presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que é a maior cooperativa de produção de azeite em Portugal.

Com 1300 sócios olivicultores e 50 trabalhadores, a cooperativa produz Azeite de Moura destinado quer ao mercado nacional, quer internacional.

O Azeite de Moura DOP foi o primeiro azeite qualificado com Denominação de Origem Protegida em Portugal. É extraído das variedades tradicionais Cordovil de Serpa, Galega e Verdeal Alentejana.

Sobre a Cooperativa de Moura e Barrancos Fundada em 1954, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos é a maior cooperativa de produção de azeite em Portugal. Com uma área de 20 mil hectares de olival, extraí os seus azeites exclusivamente dos frutos dos olivais dos seus sócios, num dos lagares mais modernos do país, com capacidade de laboração de 1200 toneladas por dia e todo o cuidado para obter o melhor sumo de azeitona.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip